A cultura organizacional em pequenas e médias empresas (PMEs) é, muitas vezes, deixada de lado. Muitos empreendedores acreditam que a cultura é um problema para grandes organizações e não deve ser trabalhada em pequenos negócios. Mas se enganam.
Assim como as multinacionais, as PMEs são formadas de pessoas de diferentes origens e crenças que precisam se unir em torno de um mesmo objetivo. Ter uma cultura bem-definida permite que todos olhem na mesma direção e colaborem para o crescimento coletivo.
Conceito de cultura organizacional nas empresas
Por cultura organizacional entende-se como o conjunto de normas, regras e hábitos compartilhados pelas pessoas que interagem dentro de uma empresa.
A ela estão agregados os valores éticos e morais que giram em torno do negócio e mostram o posicionamento empresarial no mercado.
Ela também leva em consideração as particularidades dos colaboradores, alinhando valores e ideais entre pessoa trabalhadora e organização.
A cultura organizacional está presente em qualquer tipo de empresa, independentemente do segmento ou porte.
A união de pessoas, seus valores sociais e morais já estabelecem uma cultura. É importante atuar na construção de uma cultura organizacional, a fim de estabelecer como a empresa apresenta seus ideais e valores para a sociedade.
Principais características de uma cultura organizacional
É importante dizer que uma cultura é estabelecida independente do interesse da organização. Neste caso, quando a pequena e média empresa não atua firmemente na criação de valores, eles são estabelecidos por terceiros.
Ser passivo neste sentido, pode gerar ruídos graves nas práticas e relacionamentos internos. Pois não representará os ideais da empresa, mas sim de terceiros.
Para estabelecer a cultura organizacional de uma empresa, alguns aspectos são essenciais em sua construção. Fizemos uma lista das principais características que evidenciam esse caminho e como elas são aplicadas no processo:
Visão clara
Um dos princípios mais importantes de uma organização é saber onde ela deseja chegar dentro de um determinado tempo. A visão de um negócio é enxergar as possibilidades do futuro para criar ações no presente que permitam alcançar objetivos de médio a longo prazo.
Sejam estratégias ou investimentos, é preciso ter um norte para que os passos dados não sejam em vão. A visão norteia as ações, cria vínculos e, sobretudo, estimula os talentos a ficarem, principalmente quando os profissionais de alta performance visualizam um bom potencial de crescimento.
Missão bem definida
A missão é um complemento da visão, mostrando a razão de ser do negócio e o que a empresa planeja entregar ao mercado, de modo geral.
Além de uma visão ampla e forte é preciso abraçar a missão de fazer com que as ações planejadas sejam bem-sucedidas.
Assim como na visão, as pessoas envolvidas precisam saber o que, como e quando fazer para garantir resultados eficientes.
Com visão e missão claras, cada um se compromete com as atividades, caminhando juntos rumo a uma conquista macro.
Valores corretos
Os valores são considerados o DNA de uma empresa, que se traduzem no comportamento, na conduta e no modo como se posiciona. Agir de forma correta, adotar uma postura ética, honesta e fazer negócios idôneos, são aspectos que compõem os valores de uma organização.
Importante salientar que os valores estão intimamente ligados às relações interpessoais de confiabilidade e parceria. Tanto colaboradores quanto fornecedores, clientes e investidores manterão o vínculo se estiverem de acordo.
Liderança eficaz
A liderança tem um papel fundamental de consolidar os princípios que regem a cultura organizacional, junto à equipe.
A pessoa líder exerce influência natural que pode ser positiva ou negativa, o que depende do seu comportamento diante do que ele próprio considera importante.
Ser uma liderança inspiradora, motivadora e parceira da equipe, permite uma relação saudável de confiança. Quanto mais forte, determinada e firme em seus propósitos for a liderança, mais a equipe se sentirá disposta a colaborar para o sucesso da empresa.
Comunicação aberta
A comunicação é o elo entre as pessoas que atuam na empresa e quando se trata da cultura organizacional ela deve ser clara.
É imprescindível que todos se sintam confortáveis para praticar a comunicação aberta, não importa o tamanho da sua empresa, é preciso ter uma comunicação ampla e eficaz.
Uma cultura organizacional para ser efetiva não pode ser construída em meio a conversas paralelas, informações extraoficiais ou mal-entendidos. Depois de construída, todos devem ser comunicados de como a empresa funcionará dali em diante.
Criar canais de comunicação oficiais, estabelecer uma rotina de feedback e ter uma liderança que exerça uma escuta ativa são os caminhos para ter uma comunicação aberta.
Ambiente agradável para se trabalhar
Um dos pontos altos de uma cultura organizacional nas empresas é que a clareza sobre visão, missão e valores ajuda a melhorar o ambiente corporativo. As pessoas colaboradoras passam a se sentir pertencentes, o que favorece o clima e trabalho coletivo.
Em um ambiente de clima favorável, os profissionais tendem a contribuir com ideias e sugestões, sem medo de serem repreendidos. Os feedbacks são positivos e as lideranças priorizam o diálogo e a troca de conhecimento, valorizando habilidades e competências.
Reconhecimento e correção
Durante o processo de construção da cultura organizacional é bem provável e até natural que os erros aconteçam. É preciso entender quando um caminho não é ideal para o negócio naquele momento, seja por estratégia ou capacidade da empresa de sustentar aquele conceito.
Tempo para planejar e otimizar
Uma cultura organizacional não nasce de um dia para o outro, sendo necessário tempo de planejamento, visualização da prática e otimização dos processos.
Para dar certo, todas as etapas devem ser viabilizadas conforme a real estrutura da empresa, mesmo que exista um potencial de crescimento em curto tempo.
Passos para implementar uma cultura organizacional efetiva
A implementação da cultura organizacional em uma pequena ou média empresa requer cuidado e atenção. Os desafios para PMEs na criação de uma cultura reconhecida pode ser similar ao das empresas grandes, já que demanda planejamento.
Deixar de conduzir o negócio dentro da cultura estabelecida afeta a imagem e credibilidade da empresa junto aos colaboradores, fornecedores e clientes.
Se você deseja ter uma cultura organizacional ideal e em conformidade com os princípios da sua empresa, a prudência é a grande aliada nessa empreitada. Com os passos a seguir, é possível desenhar o esqueleto do que será a cultura da sua empresa, facilitando a implantação.
Faça um diagnóstico
O primeiro passo é entender o cenário atual da sua empresa e como a cultura organizacional impactará no ambiente corporativo.
Comece, então, fazendo um diagnóstico preciso e detalhado sobre o funcionamento interno, desde os processos até o modo como são executados. Saiba, por exemplo:
– quais são as atitudes e costumes dos funcionários;
– como as pessoas agem no dia a dia;
– a motivação da equipe;
– quais serão os possíveis empecilhos.
– Defina o que será daqui para frente.
Esse é o momento de estruturar os três pilares da cultura organizacional: missão, visão e valores — desenhando cada um deles de acordo com o negócio.
Eles estão conectados e, cada um com seu propósito, se fundem ao outro para validar o conjunto de elementos que formam a cultura.
Estabeleça e formalize os valores da empresa
Assim que os valores estiverem claros para a gestão e lideranças, é imprescindível formalizar e compartilhar com todos na empresa.
A partir daí, as ações e condutas precisam estar uniformizadas, para promover uma postura padrão, interna e externamente.
Reforce os valores da empresa por meio de ações
De nada adianta definir que a empresa terá uma conduta honesta e cobrar dos colaboradores o cumprimento de normas se os gestores e lideranças não forem exemplos.
As atitudes falam muito mais do que documentos, certificados ou quadros estampados nas paredes. Muitas empresas erram em construir uma bela teoria e esquecer de colocar em prática e fazer valer cada detalhe no dia a dia.
Contrate e mantenha profissionais que se enquadram na cultura da empresa
Manter e contratar profissionais competentes e produtivos é bom, porém, se não estiverem em conformidade com a cultura organizacional é provável que dure pouco. É uma etapa que requer adequação do fit cultural para assegurar que a empresa e o funcionário estão em conformidade com o jeito de ser e de trabalhar.
Dê espaço para sugestões, feedbacks e ideias
Estimular a participação dos talentos, além de demonstrar valorização, fortalece o senso de pertencimento. Portanto, permita que as pessoas colaboradoras contribuam com suas percepções, a partir do conhecimento e habilidades que trazem em seu perfil profissional.
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