Quem somos
Missão
Promover e alavancar a rentabilidade das empresas do transporte rodoviário de cargas, desenvolvendo propostas operacionais e econômicas, oferecendo serviços de qualidade aos associados e interagindo com o poder público e privado para defender os direitos e atender as demandas do setor e da sociedade.
Visão
Ser reconhecido como uma entidade de referência sobre o setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil e no mundo.
Valores
- União – das empresas de transporte de carga e logística para a busca de objetivos comuns
- Excelência – na gestão da entidade e constante melhoria dos serviços prestados às empresas do setor
- Austeridade – ética e transparência em todos os atos da entidade
- Parceria – construir, manter relações de respeito e confiança com os diversos públicos com os quais se relaciona
- Responsabilidade Sócio-Ambiental – incentivo à redução do impacto ambiental da atividade de transporte e apoio à iniciativas de desenvolvimento social
Quem somos
Fundado em 1936, o SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região é fruto da união de empresários do TRC (transporte rodoviário de cargas) atuantes na rota entre São Paulo e Santos, que necessitavam de uma representação central na luta pelos direitos do setor.
Atualmente, o SETCESP é o maior sindicato patronal na América Latina, protagonista de uma história com grandes conquistas e credibilidade reconhecida por transportadores, órgãos governamentais e esferas políticas.
Sempre atualizado com as constantes demandas da categoria, o SETCESP disponibiliza uma infraestrutura completa e especializada para estimular e promover o desenvolvimento operacional e econômico do setor, principalmente para as mais de 42.000 transportadoras que representa em 50 municípios da Grande Região Metropolitana de São Paulo.
Além disso, a entidade realiza, constantemente, estudos e eventos técnicos visando atualizar e orientar as empresas de transporte sobre questões operacionais, legislativas, tributárias, de segurança e gestão de negócios.
Bandeiras
O SETCESP trabalha constantemente para promover a melhoria operacional e econômica do transporte rodoviário de cargas na GRMSP – Grande Região Metropolitana de São Paulo. E, nos âmbitos estadual e nacional, atua em parceria com a FETCESP e NTC&Logística, na defesa das seguintes bandeiras:

Diretorias municipais especializadas em cargas
Cada município da GRMSP deve ter uma Diretoria Especializada em Carga e Logística composta por técnicos, os quais devem se reunir constantemente para padronizar as regulamentações para veículos comerciais de carga em toda a região.

Comitês multissetoriais
Criação que um comitê multissetorial que envolva transportadores, varejo, universidade e poder público para desenvolvimento de metodologias que promovam o aumento da produtividade no recebimento de mercadorias, tendo em vista critérios que reduzam os impactos na mobilidade urbana da GRMSP.

Padronização e incentivo ao uso do VUC - Veículo Urbano de Cargas
Padronização do tamanho do VUC em 7,20m, entreparachoques, e sua liberação de todas as restrições de circulação de veículos de carga na GRMSP, incluindo rodízio.

Disponibilidade de vagas para carga e descarga
Atualizar a regulamentação e a sinalização dos locais destinados à realização do abastecimento de áreas de intenso comércio; adequar as vagas existentes, ampliar a disponibilidade de vagas e incluir regras para Carga e Descarga de Veículos em Operação utilizando controle com tecnologia georreferenciada.

Entregas Noturnas
Realizar entregas em horários alternativos e durante a noite em grandes pólos geradores de carga como estabelecimentos com área superior a 5.000m 2 nas áreas urbanas centrais (incluindo o mini anel viário) e 10.000m 2 nas demais áreas.

Terminais e mini-terminais de abastecimento urbano
Criação de mini terminas logísticos no entorno da GRMSP que tenham fácil interligação entre si para que sejam abastecidos com carretas durante a noite e, durante o dia, o VUC possa fazer a distribuição urbana local da carga

Implementação de corredores logísticos para carga de passagem
Conclusão das obras do Rodoanel para reduzir os gargalos existentes na malha logística nacional, facilitando o escoamento da produção através da GRMSP. Liberação da via expressa da Marginal Tietê para tráfego de veículos comerciais de carga, em tempo integral, até o escoamento ser possibilitado por outras rodovias que liguem o Norte ao Oeste de São Paulo e a conclusão do Rodoanel.

Multimodalidade com políticas de zoneamento
Para fomentar as operações multimodais e tirar o excesso de demanda das rodovias, apoiamos o incentivo para criação de terminais multimodais nos entroncamentos entre rodovias e ferrovias, no entorno da GRMSP, com ligações diretas para portos e aeroportos.

Oposição aos pedágios
Criação de políticas que reduza a excessiva quantidade de pedágios nas rodovias e os altos valores praticados pelas concessionárias, os quais oneram demasiadamente os custos de toda a cadeia produtiva do estado de São Paulo, impactando também o consumidor final.

Redução da carga tributária
Redução dos altos encargos tributários incidentes sobre o transporte rodoviário de cargas de forma a permitir que as empresas do setor invistam no crescimento de seus negócios e gerem mais postos de trabalho.

Combate ao roubo de cargas
Aumento da segurança pública nos centros urbanos e rodovias para garantir a integridade dos profissionais do setor, do patrimônio das empresas de transporte rodoviário de cargas e de toda a sociedade.

Cumprimento da Lei do Motorista
A Lei 13.103/15 regulamenta a profissão de motorista e cria regras claras para melhorar as condições de trabalho e segurança nas rodovias nacionais, por isso deve ser cumprida em sua totalidade por transportadores e embarcadores.

Automatização das demandas do TRC
Uso de novas tecnologias aplicadas ao TRC e a integração destas com as empresas de transporte é essencial para que novos produtos sejam desenvolvidos de forma eficiente ao atender as necessidades do setor. A desregulamentação para entregas de produtos perecíveis através destas tecnologias é fundamental, servindo também para controlar os fluxos de passagem pela GRMSP.

Programas de educação e conscientização de boas práticas no transporte
Para melhorar constantemente o transporte urbano de cargas, o SETCESP defende que sejam realizados programas de educação e conscientização sobre a importância do TRC para o abastecimento das cidades.
Diretoria 2025-2027
Diretorias e Comissões Técnicas
Participe das reuniões das Diretorias dos Segmentos e Comissões Técnicas para fortalecer seu conhecimento, networking e participar da construção de um TRC mais eficiente.
Clique sobre a Diretoria ou Comissão para ter mais informações ou confira aqui a agenda das próximas reuniões.
Abastecimento e Distribuição
Marinaldo B. Reis
Aduaneiro
Cargas Completas
Comjovem
Lorine Romunhão
E-Commerce
Estudos Tributários
Recursos Humanos
Sustentabilidade
Transporte Internacional
Mulheres no TRC
Ex-presidentes
Confira abaixo nossa galeria de ex-presidentes, que nos honraram com sua presença e fizeram parte de nossa história.
Unidades
+55 (11) 2632.1000
setcesp@setcesp.org.br
Base territorial
Confira abaixo as cidades que fazem parte de nossa Base Territorial.
Arujá
Atibaia
Barueri
Biritiba-mirim
Bom Jesus dos Perdões
Bragança Paulista
Caieiras
Cajamar
Campo Limpo Paulista
Carapicuíba
Cotia
Embu
Embu-Guaçu
Ferraz de Vasconcelos
Francisco Morato
Francisco Morato
Franco da Rocha
Guararema
Guarulhos
Itapecerica de Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Itatiba
Itupeva
Jandira
Janiru
Joanópolis
Jundiaí
Juquitiba
Louveira
Mairiporã
Mogi das cruzes
Morungaba
Nazaré Paulista
Osasco
Pedra Bela
Piracaia
Pirapora do Bom Jesus
Poá
Salesópolis
Santa Isabel
Santana de Parnaíba
São Paulo
Taboão da Serra
Vargem Grande Paulista
Várzea Paulista
- Arujá
- Atibaia
- Barueri
- Biritiba-mirim
- Bom Jesus dos Perdões
- Bragança Paulista
- Caieiras
- Cajamar
- Campo Limpo Paulista
- Carapicuíba
- Cotia
- Embu
- Embu-Guaçu
- Ferraz de Vasconcelos
- Francisco Morato
- Franco da Rocha
- Guararema
- Guarulhos
- Itapecerica da Serra
- Itapevi
- Itaquaquecetuba
- Itatiba
- Itupeva
- Jandira
- Jarinu
- Joanópolis
- Jundiaí
- Juquitiba
- Louveira
- Mairiporã
- Mogi das Cruzes
- Morungaba
- Nazaré Paulista
- Osasco
- Pedra Bela
- Piracaia
- Pirapora do Bom Jesus
- Poá
- Salesópolis
- Santa Isabel
- Santana de Parnaíba
- São Paulo
- Suzano
- Taboão da Serra
- Vargem Grande Paulista
- Várzea Paulista






































Inovação e rentabilidade foram as marcas da gestão de Tayguara Helou, que modernizou o estatuto do SETCESP, profissionalizou a gestão, implementou práticas de governança corporativa, compliance e auditorias. Além disso, criou o IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Cargas, o movimento Vez e Voz, a CATC – Câmara Técnica de Arbitragem, ampliou o Prêmio de Sustentabilidade, e transformou a entidade em uma central de prestação de serviços e informações aos transportadores para que estes obtivessem maior rentabilidade em seus negócios. Na cidade de São Paulo, conseguiu a liberação do VUC das restrições de circulação e a regulamentação das entregas noturnas.
Um TRC mais produtivo, rentável e atuante nas soluções para a sociedade em relação à mobilidade e ao abastecimento urbano esteve em destaque na gestão de Manoel Sousa Lima Junior.
As questões de mobilidade urbana, acesso ao crédito e fomento do crescimento das transportadoras estiveram em destaque durante os seis anos da presidência de Francisco Pelucio que criou a TV SETCESP e a cooperativa de crédito SICREDI-Fetcoop.
A gestão de Urubatan ficou marcada pelas comemorações dos 70 anos do SETCESP, que levaram o nome da entidade ao grande público e, também, pela luta do Sindicato pelas conquistas de bandeiras importantes como a redução da burocracia nas barreiras fiscais estaduais, a valorização do transporte de cargas e a redução da carga tributária do setor.
O presidente Rui César Alves deixou em sua gestão a marca da valorização da cultura e da memória do setor, com a criação, em conjunto com a NTC, da Biblioteca Setorial, que reúne obras de referência para os transportes, além de periódicos e exemplares raros, que contam a história do TRC.
Durante três gestões, o presidente Romeu Natal Panzan dirigiu o SETCESP rumo ao século XXI. Atuou de forma exuberante no combate ao roubo de cargas, realizou eventos de grande importância para o setor, promoveu viagens técnicas, como a realizada para os países asiáticos, e enfrentou os desmandos da administração municipal, que castigava o setor com suas políticas restritivas à circulação de caminhões, como a criação do rodízio veicular, inicialmente estadual, e as Zonas de Máxima Restrição à Circulação.
O presidente Adalberto Panzan foi o grande incentivador da área de treinamento do SETCESP, criada em meados da década de 1980, mas que carecia de melhorias e expansão. Foi em sua gestão que o serviço foi ampliado, figurando como o mais atuante centro de desenvolvimento profissional entre as entidades de classe patronais do setor. Hoje, o SETCESP orgulha-se de seu Núcleo Educacional, que foi batizado com o nome do presidente Adalberto Panzan.
Dentre as lutas enfrentadas em sua gestão estavam o combate à supremacia do capital estrangeiro no setor, luta comandada bravamente por Sebastião Ubson, culminando na Lei 6.813 que restringiu a participação estrangeira nas empresas e a necessidade da regulamentação da atividade, que ainda sofria com improvisações.
Carinhosamente conhecido em todo o setor como “Rochinha”, assumiu o sindicato em uma fase um tanto conturbada do ponto de vista tarifário, cabendo a ele, ao lado de Orlando Monteiro, realizar uma verdadeira cruzada tarifária pelo Brasil.
O setor continuava crescendo, mesmo sem qualquer planejamento ou previsão. Os funcionários empregados pelo transporte rodoviário de cargas já se contavam aos milhões e o salto da indústria automobilística nacional dava aos empresários do setor as opções necessárias para a formação das frotas.
De acordo com registros da época, cerca de um milhão de pessoas dedicavam-se a alguma atividade ligada ao transporte rodoviário de cargas no Brasil em 1965. Esse fabuloso crescimento do setor enchia de boas novas a gestão de José Carneiro de Gusmão Lacerda.
A principal característica da gestão foi a atuação junto ao poder Legislativo do país para promover a criação de leis e regras que pudessem efetivamente regulamentar e disciplinar a atividade de transporte rodoviário de cargas, então carente de organização na época.
Apesar de curta, a gestão de José Morgado foi de grande importância para o SETCESP. Foi nessa época que a entidade começou a mostrar seus primeiros traços de crescimento efetivo e maior representatividade do setor.
Eleito no início da década de 1950, Fortunato Peres Júnior foi o presidente da retomada do crescimento da entidade. Sua gestão foi beneficiada pelo contexto histórico pelo qual o Brasil passava.
A longa e duradoura gestão de Carlos Humberto Caseiro foi inicialmente marcada pela primeira ação de comunicação impressa da história do SETCESP.
Pego de surpresa pela renúncia do presidente Manoel Diegues, o então vice-presidente Américo Ramos assumiu o comando do SETCESP em setembro de 1940.
Integrante do grupo de cinco empresários que se articularam e começaram a organizar o sindicato em meados dos anos 30, foi o primeiro presidente do SETCESP.