Presidente da NTC: “É preciso encontrar o caminho que pacifique o setor”
Compartilhe
Data – hora / Fonte

Em entrevista exclusiva para a RedeTV!, o presidente da NTC (Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística), José Hélio Fernandes, falou sobre os desafios do setor de transporte e sobre a nova tabela de frete.

“O PIB negativo no segundo semestre evidentemente impacta no setor. A defasagem está em torno de 16%, 8% na carga fracionada, que nós chamamos de pequenos volumes, e na carga lotação – carga de caminhão cheio – em torno de 20%. Nem o caminhoneiro, o embarcador, e a empresa de transporte sabem lidar com essa situação”, explica Fernandes.

Questionado sobre os novos rumos do setor, o presidente da NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) explica o que deve ser feito para alcançar um ponto de equilíbrio: “É preciso encontrar um caminho que realmente pacifique o setor. Até que continuem as negociações, mas num clima tranquilo”.

Ainda durante a entrevista, José Hélio Fernandes também esclareceu questões relacionadas à nova tabela de frete. “O que está valendo hoje, na verdade, é a primeira tabela. Aquela que saiu com grandes distorções. Nós temos uma nova tabela, que foi coordenada pela Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz –, mas essa tabela está suspensa pela NTT, então ela não está valendo. Com isso, permanece valendo a primeira”, concluiu.


voltar