Pontos da cibersegurança e os cuidados com a LGPD são discutidos em webinar
Compartilhe

O seminário online, que é gratuito para as empresas associadas, foi transmitido pela plataforma EAD do SETCESP

Na manhã de hoje (13), foi ao ar o quinto vídeo da série ‘webinar LGPD’, promovida pelo SETCESP em parceria com o escritório De Natale. O tema da vez, tratou da cibersegurança adequada à legislação.

A coordenadora da área de Direito Contratual, Digital e Regulatório do escritório De Natale, Karen Seolin, iniciou o assunto definindo a cibersegurança como a prática de proteger redes, sistemas e qualquer outra infraestrutura digital, contra os ataques cibernéticos.

“Toda a empresa tem que ter a defesa da privacidade como missão. Dados são os grandes ativos nos dias atuais, e entre os pilares da segurança da informação está a confidencialidade e integridade”, alertou.

Seolin ainda apresentou alguns levantamentos que possibilitaram entender a importância do assunto. Em 2022, ocorreram 103 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos às empresas brasileiras. O Brasil ocupa a 5ª posição entre os países mais atacados no ranking global.

Na sequência, Rodrigo Cruz, que é head de Data Privacy e DPO na BDR Consulting, também informou que os ciberataques estão crescendo, aumentaram 16% de 2021 para 2022. “Se antes a preocupação das transportadoras estava restrita ao roubo e furto de veículo e carga, agora ela precisa se atentar às fraudes virtuais”.

Cruz disse ainda, que não existem sistemas de defesa infalíveis, mas é possível mitigar riscos em várias esferas. E, acima de tudo a empresa deve seguir boas práticas de segurança, para que se algum vazamento de dados aconteça, ela não seja vista pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) como facilitadora ou conivente com o incidente.

Depois, a advogada especialista em proteção de dados, Ariana Lopes, indicou as medidas técnicas, físicas, administrativas e comportamentais que tornam os dados mais seguros.

“Quando um funcionário é demitido, quanto tempo a empresa demora para suspender os acessos dele?”,  questionou. “Assim como os trâmites burocráticos, essa providencia deve ser feita de forma imediata”, aconselhou a especialista.

Ela aproveitou para destacar a importância de a empresa orientar seus funcionários a não clicarem em links suspeitos e nem acessarem e-mails pishing (do inglês, se remete ao conceito de enganoso). Além disso, a fazerem a troca de senhas periodicamente.

Por fim, a coordenadora jurídica do SETCESP, Carol Duarte, chamou a atenção para que as organizações criem uma cultura de segurança, que esteja presente em todos os processos de suas atividades. “A LGPD já está em vigor, se sua empresa não começou a se adequar é preciso fazer urgentemente”.

Anote na Agenda — O próximo webinar da série LGPD já tem data para acontecer. Será dia 25 de maio e destacará ‘A LGPD no Marketing’. O conteúdo será transmitido pela plataforma EaD do SETCESP.

 


voltar