Governo anuncia acordo entre Mercosul e países europeus durante cúpula em Buenos Aires
Compartilhe

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quarta-feira (2) que os países do Mercosul e da Associação Europeia de Live Comércio (EFTA, na sigla em inglês), fecharam um acordo de livre comércio.

O Mercosul abrange Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O EFTA, por sua vez, é formado por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça – países europeus que não integram a União Europeia.

A conclusão das negociações foi anunciada em meio à cúpula dos países do Mercosul, que acontece nesta semana em Buenos Aires.

Conforme o Itamaraty, o acordo entre Mercosul e EFTA criará uma zona de livre comércio com quase 300 milhões de pessoas e um PIB combinado de mais de US$ 4,3 trilhões.

“Ambas as partes se beneficiarão de melhoras em acesso a mercado para mais de 97% de suas exportações, o que aumentará o comércio bilateral e beneficiará empresas e cidadãos”, diz o comunicado.

“O Acordo de Livre Comércio criará novas oportunidades de negócios para os agentes econômicos dos países do Mercosul e da EFTA, incluindo o grande número de micro, pequenas e médias empresas existentes em cada jurisdição”, acrescenta.

De acordo com o governo brasileiro, os agentes econômicos dos países do Mercosul e do EFTA “se beneficiarão de maior previsibilidade e segurança jurídica no comércio”.

De acordo com o Itamaraty, as primeiras conversas sobre o tema começaram em 2015, com as negociações iniciando em 2017. Ao todo, diz o governo brasileiro, foram feitas 14 rodadas de negociações.

Ao longo deste ano, ainda conforme o Ministério das Relações Exteriores, o processo de negociação foi “intenso” e precisou de ajustes ao longo do tempo.

“Diante dos avanços obtidos, o Mercosul e os Estados da EFTA compartilham o compromisso de dar os passos necessários para garantir a assinatura do Acordo de Livre Comércio nos próximos meses de 2025”, informou o governo.

Acordo Mercosul-EFTA

Negociado desde 2017, o acordo com o grupo foi concluído em 2019, após dez rodadas de negociações. Ainda havia, contudo, algumas pendências relativas a questões técnicas e, por isso, ainda não havia sido finalizado.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.