Veja quais ações contribuem para o bem-estar emocional dos profissionais
Um ambiente saudável é capaz de trazer benefícios, tanto aos colaboradores, quanto à empresa. Já quando o profissional não se sente seguro, e não consegue manter o seu bem-estar emocional, isso prejudica, não só o desempenho de suas funções, mas afeta toda a organização.
Saúde mental é o modo como a pessoa harmoniza suas ideias e emoções. Implica muito mais que a ausência de doenças mentais. O trabalho em si é ótimo para a saúde mental, entretanto um ambiente corporativo negativo, pode levar à sérias complicações.
Entre os motivos que impactam no bem-estar emocional dos colaboradores estão a desorganização na distribuição das atividades, a falta de comunicação, a submissão a chefias autoritárias, pressões constantes, aumento no ritmo de trabalho e exigências abusivas sobre metas. Todos esses são fatores que levam a perda de interesse no trabalho e ao alto índice de faltas.
“Com o sentimento de frustração e o psicológico abalado, o colaborador pode se abster do ambiente de trabalho, gerando perda de prazos, e consequentemente, a insatisfação dos clientes, além de sobrecarregar os outros membros da equipe”, sinaliza Ellen Santiago, coordenadora da comissão de RH do SETCESP.
Ansiedade, depressão, síndrome do pânico e burnout
Esses são diagnósticos que podem ser ocasionados e até agravados no ambiente corporativo.
A síndrome de burnout, especialmente, indica um estado de total esgotamento físico e mental provocado por fatores ligados ao trabalho. Desde janeiro deste ano, foi classificada como doença de trabalho. Até então, a condição era considerada como uma doença comum.
Já a síndrome do pânico, apesar da proximidade com burnout, e ambas terem ligação com o estresse e cobranças excessivas, apresenta sintomas diferentes. Torna uma simples ida sozinho ao banheiro, algo terrível. É desencadeada por questões do cotidiano, e nem sempre está relacionada às dificuldades do trabalho, mas pode ser agravada por elas. Geralmente, causa um ataque de nervosismo e um medo exagerado.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso, com 18,6 milhões de pessoas convivendo com o transtorno. Em todo o mundo, a depressão e a ansiedade geram um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano à economia global. Isso acontece devido à perda de produtividade que esses distúrbios causam.
Ainda de acordo com informações da OMS as situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho. Estatísticas apontam que um, em cada cinco profissionais, podem sofrer de algum problema de saúde mental.
“Essas situações são mais frequentes do que imaginamos. Aliás, na minha opinião, é um dos principais motivos de afastamento do trabalho”, confirma Santiago.
Sem a devida atenção, a falta de bem-estar emocional pode interferir na capacidade de assumir responsabilidades, cumprir atividades e nos relacionamentos interpessoais.
Diante disso, veja a seguir recomendações de iniciativas que ajudam as empresas – incluindo as transportadoras; a se planejarem e desenvolverem às ações voltadas para a saúde mental do colaborador.
O que as empresas podem fazer?
Conhecer o que é saúde mental é o primeiro passo, para depois dispor de ações que evitem que ela seja prejudicada. Após isso, pode-se pensar em fazer um mapeamento da situação, utilizando uma pesquisa de clima organizacional.
Promover palestras e campanhas informativas sobre a saúde mental ajuda a transpor um estigma existente, que tem dificultado que as pessoas busquem ajuda psicológica especializada.
Também é indicado um amplo estímulo à comunicação e ao diálogo entre os profissionais. Líderes devem falar abertamente sobre suas necessidades com as equipes, compartilhar experiências próprias e manter todos atualizados sobre quaisquer mudanças na empresa.
Especialmente no home office, a comunicação pode acabar prejudicada; então, o esforço deve ser redobrado. A ansiedade surge, muitas vezes, quando não há informações suficientes para processar os dados e planejar o futuro próximo.
Outro fato importante é os colaboradores serem orientados a reconhecer sinais de depressão entre seus colegas, como a tristeza excessiva, falta de esperança e a perda de interesse em atividades que antes traziam prazer.
Nos últimos anos, campanhas como o ‘Setembro Amarelo’, de prevenção contra o suicídio, e o ‘Janeiro Branco’, de conscientização sobre o bem-estar emocional, têm ganhado relevância nas redes sociais, e são bons exemplos, para serem disseminados também dentro das organizações.
Algo imprescindível é que toda empresa promova oportunidades iguais de crescimento na carreira. Sobretudo, a melhor forma de prevenir transtorno relacionados ao trabalho é valorizar os profissionais, respeitar seus limites e reconhecer seus esforços, apesar das metas a serem alcançadas.
“Sem dúvida, o zelo pela saúde mental dos colaboradores passa por proporcionar um ambiente de trabalho transparente e condescendente, que proporciona o desenvolvimento profissional de cada colaborador”, resume Santiago.
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