8º Prêmio de Sustentabilidade reconhece as melhores iniciativas realizadas por transportadoras
Compartilhe

Premiação do SETCESP em parceria com a OTM Editora chega a sua oitava edição e valoriza as soluções para um desenvolvimento socioeconômico em equilíbrio com o meio ambiente e a segurança viária e do trabalho

 

Enfim, chegou o grande dia para as empresas que se inscreveram no 8º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP e Transporte Moderno.

Os vencedores foram conhecidos na tarde desta terça-feira (18), durante a cerimônia que homenageou as ações que reduzem tanto o impacto ambiental, quanto às iniciativas que colaboram para o desenvolvimento social e econômico, prezando também pela segurança viária e do trabalho.

“Segundo um levantamento que fizemos, em 2019 um total de 3% das nossas empresas associadas, possuíam iniciativas ESG, já em 2022, esse número quase dobrou. Isso demonstra que esse tema não é modismo. Como cidadãos buscamos cada vez mais produtos e serviços mais sustentáveis”, destacou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor.

A premiação ocorreu pela primeira vez na sede do SETCESP em São Paulo, e reuniu importantes personalidades do setor, além disso foi transmitida ao vivo pela TV SETCESP no YouTube.  “Sentimos um prazer imenso em fazer esse prêmio aqui em nossa casa. Nos preocupamos com a valorização do transporte e em apresentar para toda a sociedade o que estamos comprometidos com a sustentabilidade”, contou Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP.

Ao todo 25 empresas concorreram com 55 projetos na disputa pelo prêmio, em quatro categorias diferentes: Gestão Econômica Sustentável, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho.

Oito finalistas foram selecionados, dois em cada categoria, após a entrega dos projetos e a apresentação oral à comissão julgadora. Depois os projetos foram avaliados por cinco jurados especialistas que elegeram os vencedores considerando os critérios de criatividade, tecnologia, planejamento, continuidade, indicadores mensuráveis, investimentos e redução de consumo de insumos.

Pouco a pouco, as iniciativas vão mudando a cara do transporte rodoviário de cargas e estimulando outras ações em um  ciclo virtuoso em que todos ganham. Ao longo dos oito anos de premiação, mais de 153 empresas participaram com 254 projetos inscritos.

A soma de todo esse engajamento trouxe resultados incríveis. Aproximadamente 2 milhões de pessoas e 150 entidades já foram beneficiadas. Por volta de 2,5 mil toneladas de alimentos foram doados. Cerca de 500 mil árvores foram plantadas e 115 mil toneladas de materiais foram reciclados. Além disso outras 380 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.

“A sustentabilidade é uma bandeira muito grande dentro desta entidade. Então, sintam-se inspirados pelos cases apresentados aqui hoje. Que vocês possam aplicar isso na comunidade onde estão inseridos”, instigou Thiago Budni, coordenador da comissão de Sustentabilidade do SETCESP.

O 8º Prêmio de Sustentabilidade é patrocinado pela CNT, SEST SENAT, ITL, Mercedes-Benz, Raízen, Scania, ABTLP, Consórcio Maggi, De Nigris, FETCESP, Despoluir, Iveco Cofipe, Sicredi, Volvo Autosueco, Volkswagen Caminhões e Ônibus e, também conta com o apoio da NTC&Logística.

Finalistas de 2022

A disputa pelo prêmio em Responsabilidade Ambiental ficou entre Patrus Transportes, que desenvolveu a ação ‘Lavagem Automotiva Sustentável’, e a Coopercarga com o projeto ‘Coopercarga Verde’.

Em Gestão Econômica Sustentável a Trans Kothe e a Aceville disputaram respectivamente com desenvolvimento da ‘Placa Polimérica’ e a ‘Clara – Inteligência Artificial’.

Na categoria Segurança Viária ou do Trabalho, a G10 Transportes concorreu com o projeto ‘Uni G10’, e novamente a Patrus Transportes foi finalista com a ação ‘A regra é clara’.

Já na categoria Responsabilidade Social, concorreram a empresa Speed Work com o projeto ‘TRC sem racismo’ e a G10 Transportes voltou a disputa com o projeto ‘G10 Na Música’.


voltar