SETCESP e Cargo X realizam debates sobre inovação tecnológica no TRC
Compartilhe

Dois temas foram abordados durante as discussões: captação de investimento e transformação digital

O evento realizado na tarde do dia 16, na sede da Cargo X e promovido pela empresa em parceria com o SETCESP, trouxe à tona temas sobre tecnologia aplicadas a logística e ao transporte rodoviário de cargas.

Os debates foram divididos em dois painéis. O primeiro seguiu com o tema “Venture Capital – Modelo de estruturação de empresas para captação de investimentos” e contou com os painelistas; Daniel Ferraz, CFO da Cargo X; Vasco Oliveira, presidente da AVG Logística e Roberto Mira Júnior, diretor geral da Mira Transportes; sendo mediado por Frederico Vega, CEO da
Cargo X.

Frederico destacou que a ideia ali era discutir as diferentes linhas de financiamento no mercado atual para as empresas de logística.

Com a palavra, Vasco apontou que antes de qualquer investimento é necessário planejamento “empresas que querem investir em private equity tem que se preocupar primeiramente em compor uma estrutura organizada”.

 “Há diversos jeitos para se adquirir um financiamento e, para cada tipo, existe instrumento com restrições e objetivos diferentes” sugeriu Daniel.

Já para Roberto Mira as empresas precisam mostrar seriedade junto aos bancos. “Eu enxergo a logística de transporte de cargas, cada vez mais consolidada. Hoje é um dos ramos bastante pulverizado, mas sei que isto está mudando com o surgimento de grandes players”.

Contando com uma plateia de aproximadamente 60 convidados, o primeiro painel foi encerrado com dicas para que uma empresa de logística possa realizar um IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial).

O próximo painel tratou da “Empresa do transporte 4.0 e transformação digital” e teve a mediação de Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, e como panelistas Luis Felipe Machado, diretor da Formato Transportes e vice-coordenador da COMJOVEM SP; Daniel Carvalho, COO da Cargo X e Ana Himmelstein, diretora Jurídica também da Cargo X.

Tayguara abriu o segundo painel declarando que “a inovação é a cultura do novo”, e que é exatamente disso que o setor de transportes rodoviário de cargas precisa.

Na sequência, Luis Felipe, explicou a importância da colaboração compartilhada de dados destacando a Blockchain do TRC, projeto que vem sendo implementado no SETCESP e já conta com a classificação gameficada de aproximadamente 1600 motoristas.

E por falar em dados, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi lembrada nas discussões pela diretora jurídica da Cargo X.  “É importante as pessoas terem em mente que a intenção da LGPD não é punir e sim melhorar toda a operação”, orientou Ana. A LPGD passará a vigorar em agosto 2020 e trata da regulamentação de informações pessoais e jurídicas.

Também discorrendo sobre o assunto, Daniel contou um pouco de como o trabalho da Cargo X auxilia transportadores e embarcadores “por meio da conectividade de dados é que os caminhões estão indo e voltando com cargas, e tendo um custo menor com mais lucro”.

“Sem dúvida, não há como evoluir sem trabalhar com conectividade de informações e interligação de dados em toda a cadeia logística”, concluiu Tayguara encerrando os debates e abrindo para as perguntas da plateia.

O evento teve o apoio da COMJOVEM Nacional.


voltar