Desde 1933, entidade atua na representação dos transportadores e para o avanço do setor
“Há exatos 90 anos, empresários do transporte rodoviário de cargas decidiram romper com o lugar comum. Se organizaram para juntos conquistar melhores condições e mais infraestrutura para suas operações de transporte”, lembrou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Marcelo Rodrigues.
Fundado em 1936 por Manoel Diegues, o SETCESP é o maior sindicato empresarial de transporte rodoviário de carga na América Latina e o protagonista de uma história com grandes conquistas e credibilidade reconhecida por outras entidades, órgãos governamentais e esferas políticas.
“Só estamos aqui porque eles começaram esta história. E o que estamos construindo agora será o legado para os transportadores de amanhã”, acrescentou Rodrigues.
Com atuação em 50 municípios, incluindo a Grande São Paulo, a entidade acumula importantes avanços em prol do setor, como a exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/Cofins; o aumento do VUC (Veículo Urbano de Carga) de 6,30 metros para 7,20 metros, além de sua liberação do rodízio municipal em São Paulo; e, mais recentemente, a implementação do comprovante de entrega em formato eletrônico.
Atualmente, representa 42 mil transportadoras e possui iniciativas em ESG reconhecidas no segmento, como o Prêmio de Sustentabilidade e o Movimento Vez & Voz, que buscam aumentar a responsabilidade socioambiental, inclusão e a diversidade..
Além disso, a entidade oferece aos seus associados serviços como Consultoria Jurídica, Planejamento de Custos e Tarifas, Teste de Opacidade, Certificado Digital, Exame Toxicológico entre outros, que fazem dela uma central de soluções para empresas de transporte. Fora isso, também é um posto autorizado de atendimento da ANTT.
voltar





































