Teste de Opacidade | Despoluir

Compartilhe:

O agendamento e realização do teste é um serviço do SETCESP gratuito para seus associados, feito em parceria com a FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT.

Para agendar o serviço, clique no botão ao lado e preencha os dados necessários. Você receberá um retorno sobre data e horário com a disponibilidade do técnico.

Com o agendamento marcado, o técnico se deslocará até a sua empresa e realizará uma inspeção externa do motor do veículo, depois conectará um aparelho chamado de opacímetro ao escapamento e outro conhecido como tacômetro à bateria. Desta forma, é possível saber o quanto o veículo libera de partículas à medida que acelera. Assim é avaliada a quantidade de fumaça emitida por metro e sua tonalidade, calculada de acordo com seu percentual de enegrecimento. Todo o trabalho é desenvolvido com o veículo parado.

Após aferir a opacidade, o técnico emitirá um laudo atestando que o veículo está dentro dos padrões estabelecidos pelo Decreto nº 54.487/2009, que regulamenta o controle da poluição no estado de São Paulo e o veículo receberá ainda um Selo de Aprovação do Despoluir.

Caso o veículo não esteja dentro dos padrões exigidos pela legislação, o técnico orientará sobre a necessidade de manutenção e uma nova inspeção poderá ser agendada após o intervalo de 30 dias.

Evite multas! O excesso de emissão de fumaça preta é autuado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em R$ 1.745,40, e este valor dobra em caso de reincidência.

Perguntas Frequentes

Fiz a solicitação do serviço pelo site. Em quanto tempo terei um retorno?

Assim que recebermos sua solicitação, analisaremos a disponibilidade dos técnicos. No prazo de até dois dias úteis, retornaremos para os contatos deixados no formulário com possíveis dias e horários para a realização do serviço na sua região.

Quais são os horários disponíveis para agendamento?

Fazemos o agendamento considerando o período manhã (das 9h às 12h) e tarde (das 13h às 17h).

Quanto tempo leva para realizar o teste?

O teste leva em torno de 15 minutos por veículo.

Quantos veículos são vistoriados por agendamento?

Por agendamento são vistoriados no máximo 25 veículos e no mínimo 6. Caso a frota exceda essa quantidade podemos fazer um novo agendamento.

Minha frota é grande, posso fazer o teste de opacidade em todos os veículos?

Sim, pode. Porém, no momento do contato do técnico será necessário agendar mais de uma data.

Sou associado ao SETCESP, tenho que pagar pelo teste de opacidade?

Não. Para associados ao SETCESP o teste de opacidade é um serviço totalmente gratuito.

Quanto custa um teste de opacidade se eu for fazer em outro lugar?

No estado de São Paulo, o teste de opacidade custa em média R$ 300,00 por veículo*. Mas para associado ao SETCESP esse serviço é totalmente gratuito.

* levantamento referente a julho/2021

 

Posso agendar o teste de opacidade se não for associado ao SETCESP?

Pode sim e o teste também é gratuito. Entretanto, haverá uma cobrança pelo deslocamento e diária do técnico para empresas não associadas ao SETCESP.

A cada quanto tempo é necessário fazer o teste?

Recomenda-se que o teste seja feito a cada 6 meses.

Por quanto tempo a vistoria é válida?

A vistoria é válida por 6 meses, mais precisamente 180 dias.

Recebi uma multa da CETESB, e agora?

Para esses casos a orientação é que se faça a manutenção do veículo e um novo teste de opacidade, após isso o proprietário pode solicitar uma redução de 70% do valor da penalidade, ficando condicionado à comprovação da reparação no veículo junto com o laudo aprovado do teste de opacidade, que comprove que ele já está de acordo com o estabelecido pela legislação.

Um novo laudo do teste com aprovação cancela a multa já aplicada pela CETESB?

Não cancela a autuação. No entanto, com novo teste de opacidade certificando que o veículo está de acordo com a legislação junto com a comprovação da reparação mecânica, o proprietário autuado pode solicitar a redução de 70% do valor da multa.

A inspeção veicular para controle de emissão de poluentes é obrigatória?

Sim, é obrigatória e deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.

Associe-se

Ainda não é filiado ao SETCESP? Associe-se agora para realizar gratuitamente o teste de opacidade em sua frota e, também, utilizar todos os outros serviços.

 

Entre em contato

Teste de Opacidade

 

Silmára Uva

+55 11 94338-2121

testedeopacidade@setcesp.org.br