Projetos inscritos no Prêmio de Sustentabilidade são apresentados à comissão julgadora
Compartilhe

Nos dias 02 e 03 de agosto, foi realizado no SETCESP, a apresentação oral dos projetos inscritos no 9º Prêmio de Sustentabilidade à banca julgadora. Esta apresentação para o júri era facultativa, mas todos os projetos que estavam nessa segunda fase — 69 ao todo, foram apresentados por videoconferência.

Neste ano, 84 projetos de 47 empresas foram inscritos, e passaram primeiramente pela avaliação inicial da comissão organizadora. Aqueles que não estavam conforme as regras dispostas no regulamento, não passaram para a fase seguinte.

Na apresentação, a banca julgadora avaliou os projetos dentro dos seguintes critérios: planejamento, estudos e mapeamento, criatividade, continuidade, perenidade, investimentos e retorno financeiro.

“Ficamos extremamente felizes em ver o crescimento do número de inscrições e projetos apresentados. Isso demonstra o quanto o setor tem evoluído nas práticas de ESG. Tema crucial na atualidade”, disse Fernanda Veneziani, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade no SETCESP.

Em seu 4º ano como jurado do Prêmio de Sustentabilidade, Marcus Nakagawa, coordenador do Centro de Desenvolvimento Socioambiental da ESPM e Conselheiro da ABRAPS, comentou o aumento do grau de maturidade das iniciativas. “Estamos assistindo uma gestão mais aprofundada dos resíduos, da água, da energia e um investimento efetivo em diversidade e inclusão”, avaliou.

Outra jurada, Erica Marcos, gerente executiva ambiental da CNT, falou sobre como o Prêmio se tornou a oportunidade de as transportadoras demonstrarem suas iniciativas e ganhos reais. “Conseguimos ver o protagonismo delas em ações para a descarbonização, para a diminuição do impacto ambiental, para um desenvolvimento social e do quadro de colaboradores e também, para uma governança norteada pela transparência”.

Além de Nakagawa e Erica fizeram parte da comissão julgadora: Marcelo Coluccini, secretário de planejamento e desenvolvimento urbano de Campinas; Viviane Cesário, head de novos negócios da SEALL, Márcio D’agosto, presidente do IBTS (Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável) e Antônio Prestes, superintendente de Infraestrutura da CET.

Agora, por meio de uma atribuição de pontos e soma das notas, serão selecionados os oito finalistas das quatro categorias da premiação: Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Governança e Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho.

Os vencedores do 9º Prêmio de Sustentabilidade serão conhecidos na grande final, em 26 de outubro.


voltar