Na manhã de hoje (19), o SETCESP promoveu uma live em seu canal no YouTube para apresentar os vencedores do Prêmio IER 2023. O Giga Atacadista levou o troféu por ter tido o melhor IER deste ano, já a rede Hirota foi a vencedora com a melhor evolução no ranking.
“Este é um indicador que auxilia tanto o transportador quanto o recebedor da carga, que por meio Índice, consegue perceber condutas a serem aperfeiçoadas”, comentou Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP.
O IER – Índice de Eficiência no Recebimento foi desenvolvido pela Diretoria de Abastecimento e Distribuição do SETCESP, e é apurado desde 2002. O levantamento é realizado pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga) em conjunto com o serviço de Apoio Operacional da entidade.
A apuração do índice envolve a aplicação de um questionário sobre infraestrutura e o número de vagas para descarga, que é respondido pelos estabelecimentos e, considera também uma pesquisa de campo com motoristas e transportadoras sobre o tempo médio para a descarga.
“Este é um trabalho de longa data onde temos a oportunidade de identificar os melhores recebedores, mas também onde estão os problemas e as boas práticas”, disse o diretor de abastecimento e distribuição do SETCESP, Marinaldo Barbosa, ao fazer o anúncio dos vencedores.
Participaram da transmissão e receberam o troféu pelo Giga Atacadista, a gerente administrativa, Bianca Soares, e Alex Almeida, gerente de transporte. Segundo o indicador, a rede leva em média 2h50 para receber as mercadorias. Esteve também na live, Hélio Freddi, diretor de expansão e comunicação, que recebeu a premiação pela rede Hirota, que avançou no ranking este ano em 16 posições.
De acordo com o levantamento foi verificado um aumento no Tempo Médio para a Descarga (TMD) de 38 minutos, passando de 3h06 em 2022, para 3h44 neste ano. “Pode até parecer pouco, mas esse tempo resulta em um crescimento de 20% do custo da hora parada”, disse a coordenadora do IPTC, Raquel Serini.
Otimização do tempo nas entregas
Ainda durante a transmissão, o IPTC lançou o e-book ‘Otimização do tempo nas entregas’, um conteúdo com orientações e dicas valiosas os para transportadores de cargas que atuam nos grandes centros de distribuição.
Apoio Operacional
E para acompanhar de perto os transportadores nos pontos recebedores, o SETCESP mantém o serviço de Apoio Operacional, que oferece informações de procedimentos dos CDs e monitora a operação, a infraestrutura e o impacto nas principais redes varejistas na Grande São Paulo. “Este serviço, faz a ponte entre embarcador e recebedor”, confirma Gabriel Ranieri, analista de Transporte do IPTC. O Apoio Operacional pode ser acionado por empresas associadas ao SETCESP pelo e-mail apoio.operacional@setcesp.org.br ou no Telefone/WhatsApp: (11) 2632-1063
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