Padrão, sim. Burocracia desnecessária, não.
Compartilhe:

Luiz Marins

Uma empresa deve ter diretrizes, normas e padrões claros para que possa, de forma organizada, cumprir bem o seu papel de produzir produtos e serviços de qualidade para o mercado.

Sem padrões claros e objetivos a empresa poderá se tornar uma babel, cada um fazendo as coisas de forma atabalhoada e sem qualidade consistente.

Esses padrões servem para dar segurança aos colaboradores, clientes e fornecedores que terão maior confiança em suas atividades e relacionamentos.

Os padrões servem também para garantir uma imagem de coerência e continuidade. As pessoas poderão mudar, mas o padrão garantirá a qualidade e a excelência nos produtos e serviços.

Assim, é essencial que uma empresa ou organização tenha padrões claros, conhecidos e respeitados por todos os colaboradores.

Conheço, no entanto, muitas empresas que confundem padronização com burocracia desnecessária.

O excesso de burocracia, ao contrário de uma padronização inteligente, impede a boa qualidade e boa prestação de serviços.

O excesso de normas e regulamentos desnecessários, irrita colaboradores, clientes e fornecedores e compromete o relacionamento saudável com o mercado.

Conheço empresas que criaram burocracia desnecessária a partir de um caso concreto que deveria ter sido tratado como exceção e não como regra. Por causa de um caso ocorrido, se criam controles e mais controles, papeis e mais papeis, relatórios e mais relatórios.

Administrar pela exceção é um perigo!

Conheci uma empresa que em 20 anos nunca teve um problema de desvio. Por causa de um funcionário que cometeu um delito, criaram-se dezenas de controles sem nenhum sentido prático para o dia a dia, o que tornou o relacionamento com clientes uma tarefa difícil, burocrática e geradora de irritações e conflitos com grandes danos à empresa.

Revisite as diretrizes, normas e padrões e veja se elas cumprem o papel de facilitar e não de complicar e impedir o desenvolvimento e o sucesso de sua empresa e nunca administre pela exceção.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

  • Padrões existem para agilizar, facilitar, dar confiança e segurança às pessoas e para garantir a qualidade e a excelência;
  • A burocracia excessiva é um fator de irritação e conflitos entre pessoas e departamentos e só serve para impedir a inovação e a criatividade, fatores essenciais para o sucesso num mercado competitivo como o que temos hoje.

voltar