O uso da IA na criação de conteúdo
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Saber descrever com clareza o que se deseja, ou seja, criar o prompt correto, é fundamental para alcançar o resultado esperado com a IA na criação de conteúdo

Como essa matéria foca no que a IA (Inteligência Artificial) é capaz de fazer para a produção de conteúdo, resolvi testar na prática e pedi ao ChatGPT: — Inicie o texto de uma reportagem falando da importância da inteligência artificial na criação de conteúdo para as redes sociais.

O resultado foi:

“A revolução digital não somente transformou a forma como nos conectamos, mas também redefiniu os processos de criação de conteúdo para redes sociais. Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma poderosa aliada, otimizando desde a produção até a análise de resultados”.

Bastante satisfatório ao que foi proposto, não podemos negar. Mas daí em adiante assumo a condução desta matéria, que apresentará como as funcionalidades da IA auxiliam na geração de textos, imagens e vídeos a partir de uma descrição.

O uso dela caiu nas graças dos usuários de redes sociais em todo mundo. Meses atrás, vimos uma onda de fotos sendo transformadas em desenhos de Gibi e de pessoas construindo sua imagem com aspectos de bonecos colecionáveis. E tem potencial para ir além, ainda mais quando se trata do marketing de conteúdo.

“A IA veio para auxiliar no processo criativo durante a construção da parte visual. Se você quer gerar algo novo em uma imagem, é só pedir que ela adicione aquilo que você quer”, diz Matheus de Almeida, designer gráfico.

Ele cita algumas coisas que são possíveis de fazer em uma imagem com o auxílio da IA como mudar a cor de uma roupa, alterar a expressão facial e recriar cenários. “Caso não tenha gostado do resultado, você pode gerar novamente até ficar condizente com aquilo que você imagina”, conta.

Para Roberto Gomes, designer gráfico que atua há anos no setor de transporte, da mesma forma que a inteligência artificial está facilitando as demandas de várias áreas, como no Direito, Medicina e Arquitetura, ajuda também no Marketing Digital.

“Antes, para fazer um recorte na imagem, precisava indicar cada um dos pontos onde o recorte seria feito. Agora, com a IA em poucos cliques você recorta as imagens porque ela reconhece as diferenças entre as cores dos pixels”, diz Gomes que compartilha que um processo que levava de duas a três horas está sendo feito em minutos.

Na criação de vídeos, a IA consegue extrair um timbre de voz e com ele gerar uma nova fala, além disso, consegue definir roteiros, fazer cortes e inserir legendas, conta Welligton Soares, videomaker.

“Se uma transportadora não está na internet ou nas redes sociais, ela pode ser considerada uma transportadora atrasada”, observa Soares. O videomaker acredita que, se a organização não está preocupada em mostrar a qualidade visual dela para o seu público, facilmente não será lembrada. Para ele, vale muito a pena investir em conteúdo digital, afinal, aparecer nas redes sociais é mais barato do que nas mídias tradicionais.

Ela faz, mas tem que saber pedir

Só que, embora a IA possa contribuir e muito para a criação de conteúdo, fazendo com que uma marca seja notada nas redes, é preciso saber pedir para que ela entregue aquilo que se deseja, conforme esclarecem os especialistas.

“Ela não vai fazer nada sozinha, ela facilita o trabalho, mas não substitui uma pessoa. O saber pedir é o pulo do gato para a entrega daquilo que você quer”, aponta Gomes. Para ele, os profissionais do futuro serão especializados em prompts.

De acordo com a definição da Microsoft, um prompt é “essencialmente um comando ou um conjunto de instruções que orienta a geração de respostas ou conteúdos específicos por parte de sistemas baseados em inteligência artificial”.

“Tem que descrever o que está no seu planejamento para a IA executar. Não precisa saber editar o vídeo, mas precisa criar o prompt de comando para que ela edite”, reforça Soares.

“É o saber operar que te fará ter resultados positivos com a IA. Ela não tem 100% de autonomia. Ela não vai fazer tudo, mas vai fazer muita coisa”, reconhece também Almeida.

Há limitações

Os especialistas alertam que um empresário ou profissional de outra área que pretende produzir sozinho conteúdos para as redes, por meio da IA, precisará aprender a linguagem de comandos gráficos e audiovisuais.

Além disso, é importante considerar que a IA possui algumas limitações. Não é incomum observar pequenas distorções em imagens geradas artificialmente, como a ausência de dedos em representações de pessoas, irregularidades na simetria dos braços ou variações inesperadas na cor do cabelo.

“Se estes erros são percebidos nas imagens, em vídeo isso fica pior”, adverte Soares. “Mesmo os filmes que usam IA para criar personagens têm uma referência humana”, acrescenta ele.

Um ponto importante é observar se aquilo que foi gerado condiz com a realidade daquilo que está sendo referenciado. “Se o nosso foco é transporte de cargas, caminhão e estrada, não adianta trazer na imagem elementos que remetem a uma praia, por exemplo”, relata Gomes.

Outra dica é que, em postagens sobre algum tipo de prestação de serviço, o ideal é colocar pessoas de verdade e não aquelas geradas por IA. “Isso vai humanizar o conteúdo e causar identificação. A única exceção é nos casos de animação”, avisa o videomaker.

Como fazer

Para criação de imagens, existem à disposição ferramentas como MidJourney, DALL-E, Microsoft Designer ideais para a geração de conteúdo visual. Basta escrever uma descrição da imagem que você deseja e a transformação de texto em imagem acontecerá em segundos.

O Canva é um dos que mais vem sendo usados por ser bastante versátil e oferecer várias opções em sua plataforma de design. Ele permite, por exemplo, criar designs para diferentes canais de marketing, incluindo postagens em redes sociais, folhetos e anúncios.

Pensando em textos ou legenda para postagens, as dicas são ChatGPT, Deepseek e Perplexity. É possível acessá-los com sua conta Google. Agora, se a ideia é apenas criar bons títulos para as imagens, é possível recorrer ao Gerador de Títulos.

Quanto à criação e edição de vídeos, dá para recorrer às plataformas Topaz Labs, Synthesia e Sora, que é da OpenAI, mesma desenvolvedora do ChatGPT. Os geradores de vídeos de IA são geralmente alimentados por GANs (Redes Adversárias Generativas), que criam visuais realistas ou imaginativos.

E como tudo avança muito rápido neste universo, pouco antes desta matéria ser publicada, o Google lançou sua ferramenta de criação de vídeos por AI: a Veo 3 – ela gera vídeos com pessoas e ambientes ultrarrealistas, possibilitando incluir trilhas sonoras, ruídos de fundo e sincronização labial. O acesso ao Veo 3 exige um plano de assinatura do Google.

Uma coisa importante para suas postagens nas redes é que jamais devem ser utilizadas personalidades conhecidas, celebridades ou outras pessoas que não tenham autorizado o direito de uso de sua imagem.

Explorar o impacto da Inteligência Artificial no universo das redes sociais é compreender como a tecnologia está moldando o futuro da comunicação digital, contribuindo para ampliar a exposição da marca, tornando-a mais conectada com as necessidades do novo cliente ou consumidor.

Não só vale a pena se render à evolução como também se adaptar a ela e aproveitar tudo o que ela te proporciona.

Fica a dica!

Ferramentas de IA para geração de:

Texto – ChatGPT, Deepseek e Perplexity

Imagens – MidJourney, DALL-E, Microsoft Designer e Canva

Geração de vídeos – Topaz Labs, Synthesia e Sora


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