O ensino a distância aproximando o conhecimento
Compartilhe

SETCESP lança cursos em EAD para qualificação profissional de empresários, executivos e colaboradores do setor de transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil 

O Ensino a Distância (EAD) está cada vez mais se popularizando no País. Segundo dados do Censo da Educação Superior, desde 2018, o números de vagas disponíveis nesta modalidade, vem superando a quantidade de vagas em cursos presenciais.

No momento esses números devem crescer ainda mais, impulsionados também por conta da pandemia de Covid-19, que afetou em cheio a área da educação obrigando escolas e faculdades a cancelarem as aulas presenciais e se adaptarem a outros métodos de ensino.

Assim também, o mercado de cursos livres para a formação e aperfeiçoamento de profissionais, sofreu os impactos dessas mudanças, fazendo com que medidas fossem tomadas para que a transmissão de conhecimento não fosse adiada ou até mesmo suspensa.

O EAD foi o método mais adotado por instituições de ensino durante a pandemia. Um levantamento do Google mostra que a procura por especializações à distância teve um salto de 130% nas buscas no período inicial de implementação da quarentena, de março até maio de 2020.

Dados da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), de antes da pandemia indicavam que cerca de 1,8 milhão de brasileiros estavam inseridos no sistema de Ensino a Distância. Agora a projeção é que, até 2023, mais de 2 milhões de estudantes estarão em regime de ensino a distância, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Confirmando essa expectativa de crescimento, o SETCESP também passou a oferecer neste mês de agosto, cursos livres nesta modalidade. Os temas são os mais variados, que vão desde de a Liderança de Alta Performance até a Comunicação Assertiva, passando pelo RH Estratégico. Todos eles voltados às empresas de transportes rodoviário de cargas.

Mantendo a premissa de promover o desenvolvimento do setor, seja no contexto educacional, organizacional e pessoal, a entidade reuniu os melhores instrutores do TRC, que desenvolveram metodologias que estimulam e engajam os estudantes a trabalharem os conteúdos propostos.

O instrutor Mauro Galasso, que leciona cursos presenciais na instituição, já aderiu ao novo formato e desenvolveu para a plataforma EAD do SETCESP o conteúdo por ele ministrado sobre “Retenção Comercial em Tempos de Crise”. Ele conta que este é o treinamento ideal para quem deseja desenvolver o raciocínio lógico para análise de perfil de clientes, e assim promover melhores ações aperfeiçoando as habilidades de vendas. “Estou ansioso aguardando os alunos para essa caminhada virtual sobre a retenção comercial”, brinca o instrutor.

Para o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou, foi natural que a entidade se adequasse a essa nova modalidade, que combina a facilidade de não ter um horário rígido, data, ou lugar pré-estabelecido para que o profissional possa se aprimorar. “Um sistema de EAD nos tempos digitais atuais é fundamental para levar conhecimento a um número maior de pessoas, pois com acesso a plataforma, qualquer um de qualquer lugar, pode fazer nossos cursos”, afirma Helou.

Os cursos EAD do SETCESP estão disponíveis em todo o Brasil, para associados e não associados. Todos contam com certificados e a carga horária varia de acordo com o treinamento escolhido.

Para mais informações acesse a plataforma no endereço https://setcesp.eadplataforma.com/ ou Qr Code, e veja qual curso mais combina com você.

Aproveite ao máximo o seu curso em EAD

Assim como no presencial, o ensino online, traz uma série de desafios. E para que você possa render ao máximo nos seus estudos, destacamos aqui algumas atitudes simples que podem contribuir para um ótimo desempenho.

Seja organizado

Planeje uma rotina diária, semanal e mensal de forma que os dias e horários dedicados aos estudos fiquem predeterminados.

Programe-se para não perder prazos

Dentro do seu cronograma de estudos, coloque também os prazos que você têm para entregar as atividades e tarefas do curso.

Tenha um local apropriado para os estudos

Procure um ambiente calmo, livre de interferências e bem iluminado. Isso irá contribuir para a concentração e, consequentemente, para um melhor desempenho.

Faça resumos e exercícios práticos

Ao final de cada conteúdo, faça exercícios sobre aquele assunto ou ainda, resumos que sintetizem a ideia apresentada na aula.

Evite distrações

Quando estiver estudando, feche as demais abas do navegador que não tenham a ver com o que você está aprendendo. Outra sugestão é colocar o celular no silencioso, para não dispersar caso receba alguma mensagem.

Estabeleça algumas pausas

A neurociência explica que nosso cérebro só consegue se concentrar aproximadamente entre 50 e 60 minutos, depois, a atenção se perde inevitavelmente. Para que você mantenha o foco, é recomendado que faça pausas após esse período de concentração.


voltar