Mais uma etapa
Compartilhe

É real e urgente a necessidade do governo de fazer os ajustes fiscais para passar credibilidade ao mercado. Embora não seja o fator decisivo, a Reforma da Previdência é um grande passo para a retomada do crescimento no país.

Depois de aprovado na Câmara Federal, o texto base também foi aprovado pelo Senado, em primeiro turno, na última terça-feira (1º). A reforma estabelece uma nova idade mínima para aposentadoria, entre outras mudanças.

A aplicação do novo modelo surgiu como necessidade de adequar o dinheiro arrecadado pelas contribuições para manter as aposentadorias que existem hoje no país, sem grandes déficits, já que a longevidade da população vem crescendo no Brasil.

O TRC anseia por esses ajustes para que a economia possa destravar e o mercado se torne mais competitivo.

A expectativa de crescimento do Brasil em 2019 projetada pelo Boletim Focus é de 1,13%. O levantamento realizado pelos economistas da casa cortou pela 14ª vez seguida a projeção para este ano, antes o esperado era de 1,23%. Números muito baixos.

Obviamente, que no caminho para uma jornada de crescimento sustentável, além da Reforma da Previdência existe a necessidade uma simplificação tributária e regulatória; a melhoria da educação e da produtividade do trabalhador; o aumento da infraestrutura; e uma abertura comercial que traga inovação às empresas.

O mercado espera que a votação do segundo turno da reforma da Previdência no Senado seja concluída até a segunda quinzena de outubro.

Temos sim grandes desafios a nossa frente, mas uma aprovação da Reforma da Previdência traz pitadas de otimismo em vários setores, incluindo, o transporte rodoviário de cargas. 


voltar