Inove, crie e esqueça a concorrência
Compartilhe

Luiz Marins

Fico impressionado ao ver que há empresas e pessoas que são fixadas na concorrência.

Elas vivem olhando, aparentemente apaixonadas, para tudo o que a concorrência faz, lança, promove e na prática vivem paralisadas por essa disfarçada inveja a que chamam de “benchmark”, porém interminável.

O mundo dos negócios é extremamente competitivo; a competição está a cada dia mais acirrada e, muitas vezes, menos ética. Para ganhar, as empresas precisam estar à frente de suas concorrentes. No entanto, muitas empresas e pessoas estão demasiadamente fixadas nas concorrentes e essa é uma das razões pelas quais não conseguem vencer. Isso acontece por várias razões.

Em primeiro lugar, quando as empresas se concentram demais nas concorrentes, elas esquecem seus próprios objetivos. Em vez de focar em seus próprios planos e estratégias, elas se concentram em imitar o que as outras estão fazendo e isso geralmente não é suficiente para que elas se desta quem e se tornem bem-sucedidas.

Em segundo lugar, as empresas fixadas nas concorrentes não conseguem criar soluções inovadoras e diferenciadas. Em vez de desenvolver novas ideias, elas gastam toda sua energia em tentar replicar as estratégias já existentes. Isso limita sua capacidade de se destacar e de conquistar novos mercados.

Finalmente, as pessoas que estão fixadas nas suas concorrentes também costumam perder a motivação. Em vez dar foco e energia em alcançar seus próprios objetivos e metas, elas se preocupam demais com o que as outras estão fazendo. Como resultado, elas não investem o suficiente na busca de soluções criativas e inovadoras, o que dificulta e às vezes impede o sucesso.

Assim, empresas e pessoas demasiadamente fixadas em suas concorrentes não conseguem vencer. Em vez disso, elas devem se concentrar em criar soluções inovadoras, criativas e diferenciadas e investir tempo e energia na busca de metas e objetivos próprios.

Somente se concentrando em si próprias e em seus pontos fortes e identificadores positivos, elas terão chances de, realmente, vencer a concorrência.

Pense nisso. Sucesso!

 


voltar