Índice de Eficiência no Recebimento 2019 é divulgado no Almoço da Plena
Compartilhe

Na ocasião também foram anunciadas a rede com melhor IER e a que mais subiu no ranking

No penúltimo Almoço da Plena deste ano, realizado na sede da entidade, nesta terça-feira (12), foi apresentado pelo diretor de especialidade de abastecimento e distribuição do SETCESP, Marinaldo Barbosa, os resultados da pesquisa IER – Índice de Eficiência no Recebimento, que mapeia os grandes recebedores de carga da região metropolitana.

A Pesquisa IER atualmente é realizada pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga e tem como objetivo identificar e mensurar a eficiência no recebimento de mercadorias em grandes polos recebedores de carga como atacadistas, centros de distribuição, home centers, magazines e supermercados.

Neste ano, a pesquisa coletou os dados de 299 estabelecimentos, entre os meses de março a julho. Os 22 itens avaliados estavam relacionados à infraestrutura e processos operacionais de cada um dos locais. Com base nos dados o estudo constatou que o IER médio geral entre estabelecimento deste ano é de 29,26%, contra 24,38% de 2018.

O TMD – tempo médio de descarga apurado foi de 2h50, o anterior havia sido de 3h22. Uma diminuição de um pouco mais de meia hora, mas que traz significativo impacto, pois representa uma redução de 22% do custo da hora parada do veículo. Para se ter uma ideia o custo de uma carreta de 25 toneladas com 3 eixos, parada por 30 minutos é de R$52,52, de acordo com o levantamento do IPTC em setembro desse ano.

Apontando os dados da pesquisa Marinaldo Barbosa fez questão de lembrar “veículo parado é prejuízo, e o transportador sabe disso como ninguém”.

Sobre os dados apresentados, o presidente do Conselho Superior de Administração do SETCESP explicou “fizemos uma avaliação minuciosa, conferimos se a ordem de chegada no estabelecimento é obedecida, averiguamos se a portaria tem processo dinâmico de recebimento, se a infraestrutura do local é adequada para recebimento de carga, por exemplo, porque cada detalhe reflete no custo ao transportador, e esse custo acaba sendo repassado no frete e, consequentemente, ao consumidor final”, afirmou.

Premiados de 2019

Com o ranqueamento do IER, o SETESCP faz uma premiação com o objetivo de reconhecer a melhor rede e a que mais melhorou seu desempenho no ranking, e com isso incentivar os demais a aperfeiçoarem as suas práticas de recebimento de carga.

A rede com melhor IER em 2019

Nesse ano, a rede de melhor IER foi a C&C com 1 hora de tempo médio de descarga. O ranking classificou 34 redes, no qual a última ficou com o tempo médio apurado de 5h33. Vale lembrar que no ano passado a C&C venceu como rede com maior evolução no ranking. Ao receber o troféu de 2019, Ricardo Ferreira dos Santos, gerente nacional de transportes da C&C agradeceu a todos pelo reconhecimento: “quero que todos vocês transportadores saibam que nós temos um respeito imenso pelo trabalho de vocês”.

A que mais evoluiu no ranking

A rede com maior evolução no ranking, em relação a 2018, saltando 29 posições, passando da 36ª posição para o 7º lugar, foi a B2W – empresa de comércio eletrônico que engloba as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato. A rede alcançou o IER de 38,37% com o tempo médio de descarga de 2h45. Também recebendo o troféu, na categoria de melhor evolução, Marco Aurélio, gerente geral da B2W afirmou que a meta agora é a buscar primeiro lugar: “nosso objetivo como empresa, estar sempre entre as melhores”.


voltar