COMJOVEM SP: Duas décadas de formação de líderes
O ano era 2005, e a reportagem de capa da Revista Frota & Companhia, especializada no segmento de transporte, trazia a seguinte informação:
“Enquanto se preparam para suceder os pais, jovens, herdeiros de empresas de transporte, se unem para pensar no coletivo e aspirar o comando do setor. Filhos ou netos de fundadores trabalharem na empresa da família é uma prática usual. Menos comum, contudo, é ver os herdeiros participando da vida associativa de classe, conviver com concorrentes, partilhar conhecimentos, fazer amizades e aprender a pensar coletivamente”… [Frota & Cia — Ano12, Ed. 90].
O texto foi usado para a abertura da matéria que falava sobre a reativação da COMJOVEM SP (Comissão de Jovens Empresários e Executivos de São Paulo). A notícia trazia um prelúdio dos anos seguintes.
Além de seguir firme com o propósito de reunir jovens empresários, a Comissão também abriu espaço para executivos, potencializou o desenvolvimento empresarial do setor e já colhe os resultados de uma geração.
Assumiram o comando
Desde maio de 2004, data na qual a COMJOVEM São Paulo foi reatividade, no SETCESP, na gestão do presidente Urubatan Helou, 20 anos se passaram. Alguns nomes dos jovens destacados pela revista Frota&Cia da época, ocupam, agora, cargos de liderança, para os quais buscaram o seu aperfeiçoamento, justamente na comissão, anos atrás.
A fim de constatar estas trajetórias de ascensão, a Revista SETCESP revela adiante como – quatro deles, que foram coordenadores da comissão – estão atualmente, o que fazem e o que têm de lembranças daquela época.
A primeira reunião da COMJOVEM SP contou com cerca de 30 integrantes e o primeiro coordenador eleito foi André Ferreira, quando era gerente comercial da Rápido 900. Hoje, ele é diretor de fiscalização e do planejamento e controle da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
“Tenho grandes amigos que conheci na COMJOVEM, foi um momento muito especial na minha vida, nós visitamos diversos fornecedores e empresas, fomos muito ativos e engajados”, relembra.
Depois, assumiu a comissão Tayguara Helou (2006 – 2007), que foi presidente do SETCESP de 2016 a 2021 e, é o atual CEO do Urbano Bank, banco digital do grupo Braspress. “A comissão foi uma jornada transformadora para o nosso setor e para as nossas entidades, além de trazer conhecimento e possibilidades de negócios, trouxe também oxigenação e novas ideias”, afirma.
O atual diretor-geral da Mira Transportes, Roberto Mira Jr. foi coordenador da COMJOVEM SP nos anos de 2008 e 2009. Ele destaca todo o conhecimento proporcionado pela formação do grupo. “Você passa a conhecer como funcionam alguns fornecedores e algumas empresas do setor. Isso faz com que tenha uma visão mais abrangente do mercado de transportes”.
Ana Jarrouge, agora, presidente executiva do SETCESP, participou ativamente do início da COMJOVEM São Paulo. Foi coordenadora do núcleo nos anos de 2010 a 2012, e da COMJOVEM Nacional de 2014 a 2019. Recordando o passado, destaca vários pontos, dos quais somente uma comissão com este viés poderia proporcionar.
“É um trabalho feito para termos cada vez mais empresários e executivos melhores e mais capacitados. São reuniões mensais, eventos e visitas técnicas, que trazem muito conhecimento e networking entre os participantes, sendo uma verdadeira escola no TRC”, diz ela.
Além disso, a presidente executiva acrescenta a importância da iniciativa para o setor. “A força do sistema de representação vem das empresas e se elas estão bem preparadas, teremos entidades fortes, representativas e atuantes”. Jarrouge foi a primeira mulher a ser coordenadora do núcleo de São Paulo, e abriu espaço para as que vieram em seguida.
Últimos 10 anos
Na última década, foram coordenadores da COMJOVEM SP:
- Juliana Petri (2013 – 2015);
- Bárbara Calderani (2016 – 2018);
- Antonio Neto (2018 – 2019);
- Luís Felipe Machado (2020 – 2021);
- Carolina Resuto (2021 – 2022);
- Beatriz Souza (2023 – 2024); e
A atual coordenadora é Lorine Romunhão, que tem como vices-coordenadores Andrea Rocha Carvalho e Fernando Homem de Mello.
Juliana Petri, atual gerente de automação da Braspress, comenta a importância de aprender com quem já está na liderança. “O grande aprendizado na COMJOVEM é que o caminho a ser percorrido para alcançar nossos objetivos não precisa ser desbravado do zero, o que precisamos é de sabedoria e humildade para aprender com os mais experientes”.
“Duas coisas me marcaram muito na COMJOVEM. Primeiro, fiz de colegas empresários grandes amigos, isto é impagável. Em segundo, você tem a sensação de encontrar pares. Tinha dificuldades dentro da empresa e achava que só nós passávamos por aquilo”, conta Barbara Calderani, diretora comercial da Rodomaxlog, que avalia: “quando você começa a frequentar a comissão, vê que todo mundo passa pelos mesmos desafios em proporções diferentes”.
De São Paulo para o Brasil
Francisco Pelucio, quando presidente do SETCESP (2007 – 2012), apresentou o trabalho da comissão, ao então presidente da NTC&Logística, Flavio Benatti, que gostou da ideia da criação do grupo e resolveu implementá-lo em todo o país, visando maior integração entre as regiões do Brasil, criando assim a COMJOVEM Nacional.
“A COMJOVEM SP foi a pioneira de algo valioso que a gente não imaginaria chegar ao patamar que está hoje”, fala André de Simone, atual coordenador da COMJOVEM Nacional. “Se São Paulo não tivesse dado este primeiro passo, talvez nem existiria COMJOVEM Nacional, e nem este movimento tão grande e forte de todos os jovens empresários assumindo cargos de liderança, não só nas empresas, mas também nas entidades. Uma palavra para especificar bem tudo isso é: pro-ta-go-nis-mo”, destaca.
Na atualidade, a COMJOVEM Nacional possui 27 núcleos espalhados pelo Brasil, com mais de 600 integrantes. Cerca de 26,5% dos participantes são mulheres. O núcleo de São Paulo tem mais de 10% do total dos participantes.
Além das reuniões, palestras e visitas técnicas que já estavam presentes de início, a expansão a nível nacional proporcionou um olhar para a responsabilidade social empresarial. Trazendo como meta a participação dos núcleos em campanhas de Doação de Sangue, de arrecadação de roupas e agasalhos e de outros tipos de ações sociais voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Núcleos de todo o Brasil participam de uma espécie de competição, enviam evidências com fotos de suas reuniões, ações e materiais de comunicação, para concorrerem a uma premiação que ocorre anualmente, durante o Encontro da COMJOVEM Nacional.
Ano passado, o núcleo de São Paulo foi premiado nas categorias: melhor comunicador, melhor artigo, mais presença em eventos, destaque do ano e ainda recebeu o reconhecimento pelo cumprimento das metas.
Aceno ao futuro
“É um prazer enorme ver esta turma crescendo em todos os sentidos, quantidade de pessoas e no desenvolvimento pessoal de cada um. Motivo de muito orgulho para o SETCESP que foi o lugar onde tudo começou”, compartilhou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, revelando um sentimento de empolgação pela marca de 20 anos de existência da comissão paulista.
Aliás, para comemorar a data, o SETCESP realizou um evento no dia 11 de julho, no qual estiveram presentes ex-integrantes da COMJOVEM SP e atuais membros, entre eles Luís Felipe Machado. “Quando participamos ativamente, a gente consegue sentir tudo o que a comissão nos oferece. Do networking ao conhecimento. A gente desenvolve uma troca que fortalece a nossa forma de gerir as empresas”, comentou ele, ex-coordenador da comissão e sócio diretor da Formato Transportes.
“A COMJOVEM é o futuro do transporte. Obrigado a todos que nos trouxeram até aqui para escrever as novas páginas desta história. Bem-vindo aos próximos 20 anos da COMJOVEM SP”, agradeceu e declarou Lorine Romunhão, atual coordenadora, durante o evento.
Faça parte da COMJOVEM SP! Se você é empresário ou executivo em cargo de alta gestão em uma empresa de transporte rodoviário de cargas, e tem entre 18 e 45 anos, participe da comissão. Entre em contato pelo: (11) 98090-5991 ou comjovemsp@setcesp.org.br .
Assista um vídeo com o depoimento dos coordenadores da COMJOVEM SP.
voltar