Construindo uma história de ensino e aprendizado
Compartilhe

*Por Adauto Bentivegna Filho

Há 36 anos, o SETCESP inaugurou o seu setor de treinamento na gestão do saudoso ex-presidente da entidade Sebasitão Ubson Carneiro, e tendo como o coordenador deste serviço o também saudoso Duglacy Antunes, que era empregado do SETCESP e com vasta experiência em treinamento profissional, já que havia passado pelo SESI/SENAI.

O objetivo naquela época dos cursos e treinamentos ministrados era a formação de motorista para o transporte de produtos perigosos, CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e outras obrigações legais mais atinentes ao pessoal operacional ou de departamento pessoal. E esses cursos contribuíam para prevenir autuações do Ministério do Trabalho ou do Ministério do Transporte.

É importante destacar que o setor de treinamento do SETCESP foi o embrião do SEST/SENAT, que na presidência de Adalberto Panzan e sob sua liderança, em 1993 foi aprovada no Congresso Nacional a lei que deu vida ao Serviço Social do Transporte e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, visando atender as necessidades dos empregados do setor e formar mão de obra qualificada. E, para viabilizar estes objetivos, muitos dos cursos que eram ministrados pelo SETCESP foram carreados graciosamente para a nova entidade, que passou a ser responsável pela formação de mão de obra a nível nacional. 

Tal fato obrigou o setor de treinamento a inovar (e se reinventar), e a partir dos anos 1990 os cursos passaram a ser focados nos empresários, nos executivos e gestores das empresas de transportes, visando melhorar o profissionalismo, a prevenção contra autuações e ao desenvolvimento pessoal.

Tanto foi assim que temas como planejamento tributário, terceirização de mão de obra, gestão e sustentabilidade, coach, entre outros, passaram a ocupar a grade de cursos da entidade, sendo que em 2019 realizamos 50 cursos e treinamos aproximadamente 600 alunos.

Em 2010, na gestão de Francisco Pelucio, inauguramos a ULT – Universidade e Logística e Transporte, visando formar especialistas em gestão de transporte rodoviário de carga, que já está em sua 15º turma e muito tem contribuído para o surgimento de executivos de qualidade na gestão das empresas.

Agora, um outro objetivo foi alcançado na gestão do presidente Tayguara Helou, passamos a oferecer cursos de Ensino a Distância (EaD), o que é um grande passo para abrangermos alunos de todas as partes do País e dar uma contribuição inestimável na formação de grandes profissionais em todo o território nacional.

Convido todos os leitores a conhecerem a grade de cursos EaD do SETCESP em no site https://setcesp.eadplataforma.com/login/.

Adauto Bentivegna Filho é assessor jurídico do SETCESP. 


voltar