Como contribuir para o ESG da sua empresa?
Compartilhe

A Ambipar é uma multinacional brasileira especializada em soluções ambientais, gerenciamento de crises e atendimento a emergências, que respeita as regras de compliance e a responsabilidade socioambiental, prezando pela ética e o pronto atendimento às demandas dos seus clientes.

A empresa possui uma vasta experiência operacional e conhecimento técnico para avaliar, dimensionar e reduzir os impactos ambientais e sociais que vivenciamos hoje, oferecendo serviços inteligentes e expertise aos clientes, para superar juntos os desafios da sustentabilidade.

Ambiental

Além de sua eficiência operacional, a Ambipar Response também se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Suas práticas visam, não apenas mitigar os impactos imediatos das emergências, mas também contribuir para a preservação a longo prazo do meio ambiente e das comunidades afetadas, produzindo estudos técnicos de altíssima complexidade, associados a modelos numéricos preditivos de alta confiabilidade.

Um exemplo é a unidade de negócio Environmental Response, que conta com uma equipe multidisciplinar especializada em serviços como licenciamento ambiental, execução de programas ambientais, modelagem de deslocamento de plumas de vazamento de produtos químicos e óleo, geoprocessamento, monitoramento da fauna e flora, gerenciamento ambiental das obras, entre outros.

A empresa preocupa-se em buscar constantemente novas tecnologias para o monitoramento ambiental e prevenção do mesmo, contribuindo diariamente para a adoção de práticas mais sustentáveis e eficientes, como o apoio às metas da ONU (Organização das Nações Unidas) e de seus parceiros no Brasil, para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por meio do nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), implementamos os procedimentos para gerenciar os riscos e os impactos ambientais de nossas instalações e atividades, buscando inserir as melhores práticas de sustentabilidade em cada etapa de nossas operações. Além disso, desenvolvemos iniciativas para a preservação do meio ambiente e a redução dos impactos das mudanças climáticas.

Social

A Ambipar possui centros de treinamento localizados nos Estados Unidos, Chile, Peru e o maior centro de treinamento multimodal da América Latina, localizado no Brasil, no município de Nova Odessa/SP. São realizadas simulações de acidentes com cenários reais de emergência para funcionários em práticas seguras e procedimentos de resposta a emergências, aprimorando as habilidades da equipe para lidar com incidentes e, assim, minimizar os seus impactos. O objetivo é a qualificação das pessoas, garantindo a qualidade e a segurança nos processos, com um corpo técnico altamente capacitado com certificações nacionais e internacionais.

Estas capacitações são aplicadas por suas equipes de especialistas dos 40 países, em que a empresa possui operações e ocorrem em nossos Centros de Treinamento localizados no Brasil, Estados Unidos, Peru, Chile e Reino Unido.

Governança

Com a prevenção e mitigação de impactos ambientais, o cliente, juntamente com a empresa, pode desenvolver planos de emergência para reduzir o risco de acidentes ambientais.  Outro benefício é assegurar que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações em vigor, além da implementação de melhores práticas para atender aos requisitos normativos.

Ao incorporar uma empresa de resposta a emergências ambientais e industriais em sua estratégia ESG, as organizações podem demonstrar um compromisso robusto com a sustentabilidade, resiliência operacional e responsabilidade social, contribuindo assim, para o fortalecimento de sua reputação e atração de investidores socialmente conscientes.


voltar