
Iniciativa do SETCESP promoveu palestras, painéis e workshops
Para que os profissionais e executivos do setor de transporte estivessem completamente envolvidos nos três pilares da temática ESG (Ambiental, Social e Governança), o SETCESP promoveu, nos 8 e 9 de maio, a 2ª Jornada da Sustentabilidade.
A ideia foi proporcionar aos participantes uma experiência completa de sustentabilidade com aprendizado, informações e ações que possam ser reverberadas nas empresas.
No primeiro dia de programação do evento, aconteceu pela manhã o 2º Encontro ESG, com palestras, painéis e apresentações focadas em governança, segurança viária e responsabilidade socioambiental.
“Este Encontro fortalece as ações em prol de futuro sustentável e ético. Para nós transportadores, ESG não é moda, é uma oportunidade de crescimento e legado”, afirmou Fernanda Veneziani, coordenadora da comissão de Sustentabilidade no SETCESP e CEO da Terra Master.
Na abertura, Erick Tosin, vice-coordenador da comissão de Sustentabilidade e gestor na Pizzattolog, fez um alerta: “não existe planeta B”. Entre suas colocações, ele induziu o público a pensar no que é possível fazer de bom para esse mundo.
Após isso, o palestrante convidado, Raflem Santos, analista em transporte da CNT (Confederação Nacional do Transporte), apresentou de forma sistemática medidas sustentáveis que podem ser aplicadas ao transporte.
“Todas as empresas que atuam em uma atividade poluidora precisam mitigar impactos”, ponderou o analista, destacando que, devido à sua dependência de combustíveis fósseis, o setor é o segundo maior emissor de gases do efeito estufa no país.
Segundo ele, uma frota envelhecida agrava ainda mais este problema, e atualmente 1/5 da frota de veículos de carga no Brasil possui mais de 25 anos. No entanto, Santos apontou o ‘Despoluir’ – programa que mede a emissão de fumaça preta – como uma ferramenta de sucesso para a diminuição da poluição do ar.
O programa tem abrangência nacional e só em São Paulo possui 14 unidades de atendimento, inclusive uma delas disponível pelo SETCESP. De janeiro de 2022 a abril de 2025, essas unidades realizaram 129.800 avaliações. O percentual de aprovação do estado é de 98,3%. Clique e saiba mais sobre o Teste de Opacidade, oferecido pelo SETCESP por meio do Programa Despoluir.

Diálogo e troca de informações
O primeiro painel debateu os desafios atuais e as soluções práticas para a sustentabilidade. Mediado pelo professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Markus Nakagawa, o painel contou com a presença de Carlos Ferreira, coordenador de ESG e Qualidade na Jomed Transportes; Marcelo Sobhie, diretor da Expresso Princesa dos Campos e também da coordenadora da Comissão.
Nakagawa compartilhou que é cada vez mais recorrente em BIDs e editais as transportadoras se depararem com exigências de práticas ambientais. “A ideia deste painel é tentar resolver como mitigar as nossas ações sem contar com o poder público ou o embarcador”, disse.
“Se conseguirmos trabalhar no propósito, será melhor e mais eficaz do que somente elaborar um relatório”, falou Veneziani ao enfatizar que, mais importante do que apresentar-se ao mercado como empresa ambientalmente responsável, é se dedicar de forma consciente à causa.
Marcelo Sobhie, diretor da Expresso Princesa do Campos, afirmou entender a cobrança do cliente como um ponto de melhora. “É uma provocação feita pelos grandes embarcadores e vira uma meta nas empresas”.
Já Carlos Ferreira, coordenador na Jomed Transportes, alertou que empresas que desejam aderir a programas de ESG precisam inserir os colaboradores nessa agenda. “É preciso uma mudança de cultura na própria organização”.
O painel seguinte direcionou o foco para a valorização dos colaboradores e os efeitos positivos que a empresa pode ter na Comunidade. Contou com a mediação de Cristine Naum, especialista em ESG, e a participação de Gabrielle Moraes, supervisora de Comunicação da Transportes Cavalinho; de Amanda Novembrino, supervisora de Sustentabilidade da Coopercarga e de Igor Oliveira, especialista de Comunicação na Transjordano Transportes.
A mediadora lembrou que as ações sociais das organizações devem beneficiar principalmente pessoas que estão ao redor da empresa. Na sequência, Moraes alertou que a responsabilidade social não é assistencialismo, e sim, uma estratégia de impacto. “Está relacionada ao quanto a nossa atuação pode mudar a vida das pessoas.
“Podemos em nossas empresas entregar mais do que o transporte. Conseguimos melhorar a qualidade de vida de nossos colaboradores e ampliar o cuidado com o próximo”, avaliou Oliveira.
Em sua fala, a supervisora de Sustentabilidade da Coopercarga recomendou que as empresas que ainda não têm nenhuma atuação em responsabilidade social comecem pela participação no Programa ‘Na Mão Certa’ da Childhood Brasil, que já é uma ação estruturada e tem relação com o transporte de cargas. Aliás, o programa conta com o apoio do SETCESP.
O último painel abordou o pilar que sustenta toda a estratégia ESG: a Governança. As discussões foram sobre como estruturar processos e alinhar interesses para garantir a saúde e longevidade da empresa.
Deborah Cardoso, conselheira de administração e especialista em governança, conduziu o bate-papo. Os outros participantes do painel foram Vander Batista, CEO na Log10 Express; Luciana de Mello, gerente de Gente e Gestão do Grupo Mirassol; Ana Mainardes, gerente de negócios da TSA Cargo e Daiana Camilo, gestora de negócios na Pizzattolog.
“Governança nada mais é do que práticas que orientam as organizações em sua administração”, explicou Cardoso. O CEO da Log 10 abordou sobre tomar decisões baseadas na ética e transparência.
Mainardes compartilhou que seguir normas e conquistar certificações auxiliou a empresa a melhorar o desempenho operacional. Também falando de experiências práticas, Mello deu detalhes de como funciona o projeto de mentoria do Grupo Mirassol, que prepara futuras lideranças. Já a gestora de negócios da Pizzattolog contou como a governança é a base para viabilizar ações de responsabilidade ambiental e social.
Lançamento do Transporte + Seguro
Ainda no 2º Encontro ESG, foi lançado oficialmente o programa Transporte + Seguro, que certificará as empresas com o ISO 39001. “Esta certificação diminuirá os riscos com relação a incidentes nas vias, elevando a maturidade da segurança na empresa”, esclareceu Cleverson Forato, diretor de operações e auditor da GCS Certificadora.
A presidente executiva, Ana Jarrouge, relatou que o SETCESP sentiu a necessidade de fazer algo mais prático, para auxiliar as transportadoras em questões efetivas de segurança e, por isso, montou com a certificadora este programa.
“Quando falamos de segurança viária, nossa responsabilidade é muito grande. Colocamos em rota veículos de grande porte. Muitas vezes, assumimos alguns riscos que não são nossos. Esse é o momento de avaliarmos isso. Inclusive porque, o preço que a gente cobra pelo frete tem que incluir os riscos advindos da nossa atividade”, indicou Jarrouge.
Workshops
Após finalizado o 2º Encontro ESG, na tarde do dia 8 e manhã do dia 9, aconteceram dois workshops como parte da programação da 2ª Jornada de Sustentabilidade.
Um deles apresentou ferramentas práticas, que contribuem para uma melhor gestão da governança na empresa. O outro abordou a ISO 39001, para o aprimoramento da gestão da segurança viária, e deu mais detalhes sobre o Programa Transporte + Seguro que contribuiu para a conquista dessa certificação.
Conheça o Programa Transporte + Seguro clicando aqui.
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