TRC: Aliado do desenvolvimento econômico do Brasil
Compartilhe
05 de Outubro de 2018 – 16h02 horas / SETCESP – UOL – Foto: Cecília Bastos

A importância que o Transporte Rodoviário de Cargas exerce sobre a economia brasileira é incontestável, afinal o TRC é o responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentas em todo o país. E não estamos falando somente do caminhão que está na rua, as operações de transporte são complexas e envolvem diversos profissionais de várias áreas de atuação como administrativa, operacional e fiscal, por exemplo.

 

Nesse sentido, outro ponto que merece destaque é a geração de empregos que o setor proporciona. Para se ter uma ideia, segundo o relatório de Conjuntura do Transporte, divulgado pela – Confederação Nacional do Transporte – CNT, o setor de transporte, armazenagem e correio gerou 24,7 mil postos de trabalho com carteira assinada. O transporte terrestre respondeu pela maior parte das contratações: 23,7 mil, número sete vezes maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram criados 3,2 mil empregos.

 

Ainda segundo o levantamento, que analisa o desempenho do setor no período de janeiro a junho de 2018, a maior parcela (94,9%) das novas vagas foi aberta em empresas de transporte rodoviário. Vale ressaltar, que esse cenário ilustrado acima ocorreu mesmo com à perda de dinamismo em consequência da paralisação dos caminhoneiros autônomos.

 

Por isso, investir e trabalhar pelo desenvolvimento sustentável do TRC é também contribuir efetivamente para a melhora da economia brasileira já que o setor é comprovadamente gerador de empregos e renda.


voltar