Rodoanel Leste tem fluxo 42% inferior ao previsto
Compartilhe
08 de Janeiro de 2016 – 04h41 horas / Diário do Grande ABC

Seis meses após estar completo, o Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas registra fluxo de veículos 41,78% inferior aos 45 mil previstos por dia na sua inauguração, em meados de 2014. Segundo dados da SPMar, concessionária responsável por administrar a rodovia, a média diária de circulação de veículos pelo sistema não passa de 26,2 mil.

O traçado, que conecta a interligação do setor Sul do anel viário, em Mauá, com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá, foi entregue em duas etapas. A primeira delas se estendeu até a Rodovia Ayrton Senna (SP-070), em Itaquaquecetuba. E, um ano após a entrega da primeira fase, com 474 dias de atraso, o trevo foi concluído.


Se levado em consideração o levantamento mais recente divulgado pela SPMar, em dezembro de 2015, o número de registros diários de veículos que circulam pelo sistema teve alta de apenas 4,80% no período entre agosto até dezembro. Há quatro meses, a média diária era de 25 mil veículos, sendo que apenas 27% do total correspondem a caminhões. Vale lembrar que, diferentemente das vias municipais, a rodovia foi construída com asfalto apropriado para receber este tipo de veículos e o sistema não conta com semáforos.

 

De acordo com a concessionária, o principal entrave na tentativa de potencializar o fluxo de veículos do Trecho Leste do Rodoanel é a dificuldade de atrair caminhoneiros. A SPMar considera que são necessárias medidas incentivadoras por parte de municípios vizinhos, como a restrição de caminhões em vias paralelas ao anel viário.


Um dos exemplos utilizados pela concessionária é a Avenida Papa João XXIII, em Mauá. Segundo a SPMar, caso houvesse a restrição, o rodoanel seria alternativa válida para desafogar o trânsito do município, além de opção para o motorista.


A SPMar ressaltou a cooperação da Prefeitura de São Paulo na data da inauguração do Trecho Sul do Rodoanel com a restrição de caminhões nas Marginais Tietê e Pinheiros, entre outras avenidas. Com isso, motoristas que circulam pela Capital foram beneficiados com menor congestionamento e poluição. O Trecho Sul do anel viário retira 27 mil veículos pesados dos corredores da metrópole por dia.


Para a SPMar, o fluxo inferior de veículos pelo Trecho Leste do Rodoanel ao planejado se deve ao fato de a via ainda estar passando por “período de amadurecimento”, algo já era esperado, segundo a concessionária. O Trecho Sul do Rodoanel levou 20 meses para alcançar o volume de veículos previsto no início de sua operação.


HISTÓRICO – Orçado em R$ 3,6 bilhões, o Trecho Leste tem 43,5 quilômetros de extensão e passa por Ribeirão Pires, Suzano, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá e Guarulhos. O sistema tem o objetivo de integrar o Aeroporto de Cumbica ao Porto de Santos, além de desafogar as principais avenidas da Capital e da Região Metropolitana de São Paulo.


O atraso para a conclusão do projeto, que tinha previsão de ser entregue no início de 2014, pode gerar sanções administrativa e financeira à SPMar devido ao descumprimento do contrato original com o governo estadual. A Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) afirmou que analisa as alegações finais da concessionária, conforme estabelece a lei, para tomar a decisão.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.