CET anuncia velocidade de 50 km/h na Pacaembu e em mais 2 vias da zona oeste
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14 de Agosto de 2015 – 05h45 horas / Estadão Conteúdo

No cronograma de redução da velocidade de ruas e avenidas de São Paulo, medida que será concluída em dezembro, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciou nesta quinta-feira (13) as próximas três vias que terão novos limites. A partir de segunda-feira (17), a velocidade da avenida Doutor Abraão Ribeiro, avenida Pacaembu e rua Major Natanael, na zona oeste, passa para 50 km/h. Hoje, a velocidade permitida é de 60 km/h. A criação de uma "zona 50" na cidade faz parte do plano de redução de acidentes viários da prefeitura.

Conforme noticiado pelo jornal O Estado de S.Paulo, até dezembro a Prefeitura de São Paulo vai padronizar a velocidade máxima de 50 km/h em todas as avenidas da capital, ou seja, as vias arteriais que fazem ligações entre bairros, têm semáforos e dão acessos a ruas secundárias. Os motoristas passarão a trafegar com o mesmo limite dos ônibus nas faixas exclusivas. As vias que permitem o acesso e a saída das arteriais, as ruas coletoras, deverão cair de 50 km/h para 40 km/h.

O trecho de 4,4 quilômetros na zona oeste que terá redução de velocidade a partir de segunda conecta a Avenida Doutor Arnaldo à Ponte Jornalista Walter Abraão, conhecida como Casa

De acordo com nota da CET, será mantida a velocidade regulamentada no trecho da lombada eletrônica da rua Major Natanael, sentido Marginal Tietê, próximo à praça Fagundes Varela, que já era de 50 km/h.

Faixas começam a ser instaladas nesta quinta-feira para orientar motoristas sobre a mudança com alguns dias de antecedência. "Para implantação da redução de velocidade no eixo serão utilizadas 40 novas placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência, além de faixas de vinil e banners nos principais acessos, alertando os motoristas quanto à mudança", informou a CET em nota.
Agentes da companhia vão acompanhar o comportamento do trânsito com a nova medida e estarão no local para orientar os motoristas.

Sinalização

O jornal O Estado de S.Paulo havia adiantado que, para evitar confusão, a Prefeitura de São Paulo garantiu que, três dias antes de reduzir a velocidade de qualquer rua da cidade, vai adotar duas medidas: sinalizar com faixas as vias que passarão pela mudança e enviar comunicado à imprensa divulgando os endereços com os novos limites.

Iniciado em 2013, o Programa de Proteção à Vida implementou ações como as faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento, o "CET no seu Bairro", a implementação de "Áreas 40" em vias coletoras e o "Frente Segura" (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas). "Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos", explicou a CET.


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