Piso mínimo de frete: acompanhe suas autuações
Compartilhe

Fiscalização em alta exige atenção

Por Caroline Duarte, coordenadora do Departamento Jurídico do SETCESP.

No dia 20 de janeiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu uma revisão na norma que regulamenta o Piso Mínimo de Frete. A atualização trouxe mudanças na redação do texto, na metodologia de cálculo e nos coeficientes utilizados para a definição do valor mínimo do frete.

Paralelamente, desde outubro do ano passado, a fiscalização eletrônica passou a ser efetivamente aplicada. Com essa mudança, tornou-se obrigatória a inserção das informações do frete no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), conforme previsto na Nota Técnica nº 2025.01.

A adoção desse modelo de fiscalização resultou em um aumento significativo no número de infrações relacionadas ao descumprimento das regras do Piso Mínimo de Frete, já que o cruzamento de dados passou a ser feito de forma automática.

De outubro de 2025 até o início de fevereiro de 2026, já ocorreram mais de 70 mil autuações. Somente em 2025 foram 28.932 autuações e em 2026 já somam a quantia de 41.739 autuações, ou seja, um aumento de 44%.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas realizem uma gestão ativa e contínua do cumprimento dessa obrigação. O acompanhamento das autuações evita o desconhecimento de infrações e reduz o risco de perda de prazos para apresentação de defesa ou interposição de recursos, quando cabíveis.

Veja como acompanhar as autuações:

1) Área do autuado SIFAMA ANTT

Acesse o site:

https://appweb1.antt.gov.br/spmi/Site/Login.aspx?ReturnUrl=%2fspmi.

Acesso aos boletos:

  1. Crie uma conta preenchendo os dados solicitados e observando as especificações da senha e finalize clicando em “Cadastrar”.
  2. O usuário receberá no e-mail informado no cadastro, um e-mail de validação de senha para acesso aos sistemas da ANTT.
  3. Após confirmação da senha, o usuário será direcionado novamente à Área do Autuado e já pode realizar o Login, informando o CPF/CNPJ do autuado e senha.
  4. Feito o login, o usuário deve clicar na aba “Boletos” e selecionar o “Tipo de Multa” (modal correspondente a infração) e clicar em “Pesquisar”.
  5. O campo “Número do Auto” NÃO deve ser preenchido, deixe-o em branco.
  6. Ao clicar em “Pesquisar”, abrirá a relação de débitos a vencer ou vencidos referentes ao modal “Tipo de Multa” selecionado.
  7. O(a) Autuado(a) deve clicar no ícone a frente do Auto de Infração que deseja extrair a 2ª via do boleto para pagamento.

Para os autos de infração já inscritos em Dívida Ativa ou Execução Fiscal devem ser direcionados à Procuradorias da Agência, através do e-mail dividaativa.pfantt@antt.gov.br.

2) BI do SIFAMA ANTT

Por meio do link abaixo, é possível acompanhar os autos de infração registrados no SIFAMA da ANTT.

A consulta permite filtro por nome, por data e por tipo de infração:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNDk2NTI3MTEtMjJkOC00MTg0LWIzYjctMDI2ZGEzOTZkYWIyIiwidCI6Ijg3YmJlOWRlLWE4OTItNGNkZS1hNDY2LTg4Zjk4MmZiYzQ5MCJ9&disablecdnExpiration=1769726436

Acesse também o Manual da Área do Autuado:

https://www.gov.br/antt/pt-br/multas-e-servicos/manual-area-do-autuado-passo-a-passo.pdf

Desta forma, alertamos para que as empresas de transportes cumpram a tabela vigente e, em caso de dúvidas, entre em contato com os serviços disponibilizados pelo SETCESP, em horário comercial:

WhatsApp (11) 2632-1000.

Consultoria Jurídica  – juridico@setcesp.org.br

Planejamento de Custos e Tarifas – economia@setcesp.org.br


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.