
Um avanço de 25% em apenas um ano de obras. Este é o resultado do novo traçado da Serra das Araras, na BR-116/RJ/SP (Via Dutra), que o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o presidente Lula conheceram nesta terça-feira. As obras do trecho fluminense são realizadas pela CCR Rio SP, que administra a estrada.
O projeto beneficia a vida de milhares de brasileiros que dependem diariamente da rodovia, promovendo mais segurança, fluidez no tráfego e oportunidades de desenvolvimento regional. A rodovia recebe mensalmente cerca de 390 mil veículos, sendo 36% de transporte de cargas.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, chamou a atenção para o caráter transformador das obras da Nova Serra das Araras, com reflexos que vão além da infraestrutura e se estendem à qualidade de vida da população e ao fortalecimento da economia regional. “Hoje temos aqui sentados — representando muitos que não puderam estar presentes — 2 mil trabalhadores que estão reconstruindo a Serra das Araras para o povo brasileiro”, afirmou.
Lula destacou a importância estratégica do empreendimento para o país. “É uma obra que a gente não pode olhar pra ela como uma obra de engenharia apenas, mas sim como uma obra que representa o futuro do Brasil que a gente deseja”, afirmou o presidente, ao reconhecer o potencial transformador da iniciativa para a infraestrutura, a economia e a qualidade de vida da população.
Com investimento de R$ 1,5 bilhão — fruto da maior emissão de debêntures incentivadas da história do país, captados junto Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) —, a nova Serra das Araras está inserida em um dos principais corredores logísticos do Brasil. A obra representa um marco para a mobilidade nacional, capaz de salvar vidas, melhorar a qualidade do transporte e fomentar o progresso das comunidades vizinhas. É um investimento que conecta o presente ao futuro da infraestrutura brasileira.
Qualidade de vida
O novo traçado da rodovia contará com oito faixas de rolamento (quatro em cada sentido), 24 viadutos, rampas de escape, passarelas, além de infraestrutura moderna de iluminação e monitoramento. A previsão é de reduzir em 25% o tempo de viagem no sentido São Paulo e em até 50% na descida para o Rio de Janeiro, elevando a qualidade da mobilidade na região.
O ministro também reforçou o papel estratégico dos investimentos no setor rodoviário. “Esses investimentos reverberam em múltiplas áreas, porque nada gera uma externalidade tão positiva quanto a construção de uma nova estrada. Nada. Em primeiro lugar, porque impacta diretamente na preservação da vida”, concluiu, ao destacar os benefícios em segurança, mobilidade e desenvolvimento sustentável para toda a região.
As pistas de subida e de descida, previstas para serem entregues em 2028 e em 2029, respectivamente, são diferenciais no novo desenho da rodovia, na Serra das Araras. Além disso, o local contará ainda com câmeras inteligentes, painéis de mensagens variáveis, sinalização moderna e conectividade ao longo de todo o percurso.
A presença do canteiro de obras também aquece o comércio regional. Pequenos empreendedores, como donos de academias e vendedores de frutas, já percebem o aumento da demanda impulsionada pela movimentação de trabalhadores.
“Está é uma das obras mais importantes da CCR no Brasil em um momento em que o Brasil bateu recorde de investimentos em infraestrutura”, destacou Miguel Setas, presidente do grupo CCR.
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