Os 3 segredos para uma boa retenção comercial em cenários de crise
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E ainda tem uma quarta dica de ouro para você captar todos os clientes possíveis

Em cenários de crise, como esse em que estamos vivendo por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fica difícil atrair clientes, já que empresas e pessoas estão perdendo negócios e todas elas têm medo de encarar novos gastos devido ao estado da economia brasileira e global.

Ainda que essa tarefa pareça ser complicada, quando se sabe alguns segredos para uma boa retenção comercial, todos os clientes possíveis podem ser alcançados, mesmo em momentos de crise.

Sabendo disso, nós separamos aqui três os segredos fundamentais para você que quer fazer a boa retenção comercial se sair bem mesmo em cenários de crise. Quer conferir? Então siga até o final deste conteúdo! 

Segredo 1: conheça o seu público-alvo

O primeiro segredo para você começar a fazer retenção comercial em cenários de crise é conhecer o seu público-alvo, ou seja, o seu grupo de pessoas – ou empresas – que possui características de consumo muito parecidas.

Ao saber quem são essas pessoas, você fica a um passo de conhecer os seus possíveis clientes, uma vez que o público-alvo demonstra uma pré-disposição à compra dos seus produtos ou serviços.

A dica é coletar o máximo de informações possíveis com todos os membros da equipe de vendas e marketing sobre essas empresas e pessoas, a fim de traçar o perfil do cliente ideal. Depois, realizar pesquisas quantitativas e qualitativas com elas podem ajuda-lo a obter dados precisos ao seu respeito.

Segredo 2: entenda o comportamento do cliente

Não basta você saber quem é o seu público-alvo, você precisa entender o comportamento de consumo deste cliente. Para isso, a dica é que você faça ainda mais pesquisas com essas empresas e pessoas.

Essas pesquisas levam em consideração não somente onde esses clientes estão, como também quem são os seus concorrentes, qual a posição socioeconômica dessas pessoas, as suas preferências, além de idade, gênero e local onde estão instalados.

Segredo 3: saiba se relacionar 

Agora que você conhece e entende o comportamento do seu público-alvo, é o momento de saber como se relacionar com essas empresas e pessoas.

Aqui, é importante que você não seja somente simpático. Você deve entender todas as demandas desse cliente, escutando-o atentamente e focar todos os benefícios que você tem a oferecer para a resolução dos problemas dele. Em geral, é investir na confiança com o cliente.

Segredo bônus: curso EAD sobre Retenção Comercial em Cenários de Crise 

Por fim, e não menos importante, o quarto segredo – que veio de bônus – é fazer a sua matrícula no curso EAD Retenção Comercial em Cenários de Crise, comandado pelo professor com mais de 20 anos de experiência com relacionamento com clientes, Mauro Galasso, e já disponível na Plataforma Online do SETCESP.

Com esse curso, você descobrirá na prática como conhecer o seu público-alvo, saber se relacionar com o cliente e entender como algumas ferramentas podem ser uma mão na roda para a prospecção em momentos difíceis como esse.

Bateu a curiosidade? Então inscreva-se:


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