SETCESP completa 75 anos hoje
Compartilhe
26 de Janeiro de 2011 – 10h00 horas / SETCESP
Há 75 anos nascia o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região. A entidade surgiu em uma época pré-industrial, em que o transporte de cargas era realizado por meio de poucos caminhões e principalmente por carroças. Naquela época São Paulo era uma cidade que estava iniciando seu processo de industrialização, com a instalação de indústrias mecânicas, metalúrgicas, de papel e cimento. A grande parcela dos bens produzidos nessas fábricas tinha como destino o Porto de Santos, e a única forma de realizar o trajeto era por meio da estrada Caminho do Mar, que apresentava graves problemas de calçamento.
Antes de sua fundação, já existiam duas entidades em atividade: o Centro de Proprietários de Caminhões e Carroças do Rio de Janeiro e o Centro de Proprietários de Veículos de Santos. Desta forma, alguns homens do transporte de cargas de São Paulo também sentiram a necessidade de se unirem em prol da melhoria do setor e passaram a se organizar.
As primeiras reuniões eram realizadas espora¬dicamente em uma sala cedida pela empresa Piratininga Ltda. A partir de 1933, com a fundação do primeiro sindicato da classe, no Rio de Janeiro, surge a ideia de uma organização mais constituída. Estimulados, os paulis¬tas alugam uma pequena sala para realizar as reuniões, na Rua Mauá, nº 135, no Centro da cidade, próxima à Estação da Luz. Em 14 de setembro de 1934, Nívio Ribeiro dos Santos, Do¬mingos Nastromagário, Carlos Froes, Manoel Alonso e Manoel Diegues passam a organizar o Syndicato dos Transportadores Rodoviários do Estado de São Paulo.
Após ser encaminhado um pedido de reconhecimento do Sindicato ao Governo, as primeiras bandeiras da en¬tidade foram definidas: a campanha contra a cobran¬ça do Imposto Estadual e a anulação do contrato que a Empresa Internacional tinha com a Estrada de Ferro Central do Brasil, que afetava os interesses dos trans¬portadores rodoviários.
Logo em seguida, a união estimulou a formação de um consórcio que unia transportadores do Rio de Janeiro e São Paulo na luta contra os des¬mandos da ferrovia. Este consórcio era for-mado pelas empresas Expresso Transportes São José Ltda., Empresa Comercial de Transportes 1001, Expres¬so Sul América, Expresso Anníbal, Transporte União, Ex¬presso Transportes Bandeirantes, Rodovia Ltda. e Ex¬presso Bola Preta.
Em 1935, Alberto Mearim Gonçalves, dono da Transporte União, cedeu as dependências de sua empresa para que as reuniões pudessem ser re¬alizadas, já que a entidade havia crescido bastante. Mas, em pouco tempo, o associado vendeu a transportadora e saiu do ramo, deixando os compa¬nheiros novamente sem local para os encontros.
Na procura por um novo espaço, Manoel Diegues, dono da Empresa de Transportes Brasileiro, cedeu um espaço no imóvel à Rua Visconde de Parnahyba, nº 11, para organizar as reuniões, e, no dia 26 de janeiro de 1936, nascia o SETCESP. Manoel Diegues, dono do imóvel, foi nomeado pri¬meiro presidente do sindicato.
Três anos depois, o Sindicato recebeu reconhecimento do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 17 de fevereiro de 1939, com a denomi¬nação original de Sindicato dos Transportadores Ro¬doviários do Estado de São Paulo, conforme processo DNT 47.020-37 e carta patente de 17 de abril de 1939.
Em 15 de maio do mesmo ano, a entidade passa a adaptar-se ao novo regime sindical. Logo depois, em janeiro de 1948, o Diário Ofi¬cial da União publicava a nova denominação da entida¬de: SETICESP – Sindicato das Empresas de Transporte Interestadual de Carga do Estado de São Paulo.
Na década de 50, as grandes montadoras se instalaram no País, o que resultou no aumento das frotas das transportadoras e no crescimento da economia. O desenvolvimento também foi impulsionado pela abertura de novas rodovias que ligavam o interior à capital do Estado.
Nos anos 60, o SETICESP já era uma entidade consolidada e passou então a trabalhar em outras questões como o disciplinamento do transporte de cargas perigosas, criando e estabelecendo parâmetros para o trans¬porte seguro e viável deste tipo de cargas. É criada a comissão de Cargas Perigosas, sob a direção de Manoel Sousa Lima Jr.
O sindicato atravessou os anos de ditadura militar favorecido pela grande onda de desenvolvimento promovida pelos militares, com a construção de milhares de quilômetros de rodovias, a pavimentação de outros tantos e o empreendimento de diversas pontes, viadutos e obras viárias.
Na década de 80, o SETICESP engajou-se contra a invasão de empresas estrangeiras no setor de transportes. A partir das reivindicações do Sindicato, no dia 10 de julho de 1980, o então presi¬dente militar João Baptista Figueiredo assinou a lei nº 6.813, que obrigava as empresas de transporte de car¬gas a terem sede no Brasil, ou, pelo menos, quatro quintos de seu capital nacional.
Em 1985 passa a ser construída a nova sede da entidade. A Comissão de Obras é criada, com Romeu Schiavi na direção, e conta com a iniciativa do então presidente Sebastião Ubson Ribeiro. Em 1988 é inaugurado o “Palácio dos Transportes”, um edifício emblemático à beira da Via Dutra, atual sede do Sindicato.
Na década de 90 o en¬tão presidente Adalberto Panzan se licenciou do cargo para trabalhar na criação da FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo, entidade que congrega os sindicatos de todas as regiões do estado paulista. O SETCESP passa, então, a representar o município de São Paulo e mais 46 cida¬des da região metropolitana, e outros sindicatos foram criados para representar as demais regiões. A década também foi marcada pelo combate intensivo contra o roubo de cargas. O SETCESP passa a ge¬rar estatísticas sobre o crime e promover palestras e eventos para debater o assunto, como o Fórum Paulis¬ta do Transporte, que, por várias vezes, teve o roubo de cargas como tema central.
Este período também contou com o início do rodízio de carros na cidade de São Paulo, em 1996. Foi então que o presidente do Sindicato, Romeu Panzan, determinou prioridade do SETCESP no enfrentamento da questão, principalmente a respeito das restrições ao trânsito de caminhões nas cidades, que começavam a surgir. A gestão de Romeu Panzan também foi marcada pela conquista da certifi¬cação ISO 9002, em setembro de 2000.
Na década de 2000 é criado o Índice de Eficiência no Recebimento, ferramenta que mede o grau de dificuldade de estabele¬cimentos comerciais no recebimento de mercadorias. Também neste período, nasceu o Conselho Superior do SETCESP, a sede da NTC foi anexada ao prédio da enti¬dade e a Biblioteca Setorial do Transporte foi criada.
Os anos 2000 foram recebidos pelo SETCESP com a adesão às modernas técnicas de comunicação. Nas¬ce a Revista “SETCESP Notícias” e o SETCESP passa a utilizar a internet como meio de comunicação com seus associados.
Urubatan Helou chega à presidência da entidade em 2004, modernizando os meios de comunicação, criando então o SETCESP Online.
Em seu aniversário de 70 anos, o sindicato comemorou de forma grandio¬sa, com uma festa para 1500 pessoas com show da Jovem Guarda e desfile temático no Carnaval Paulista, com a Escola de Samba Unidos de Vila Maria, que le¬vou à avenida a história do Sindicato e os assuntos do transporte.
Surgem os debates sobre a mobilidade urbana e as restrições aos caminhões. Na década de 2000, o SETCESP passa a realizar diversas viagens técnicas inter¬nacionais para conhecer o transporte nas principais cidades do mundo. Na gestão do presidente Francis¬co Pelucio, iniciada em 2007, as Alças de Acesso ao Terminal Fernão Dias finalmente saem do papel e são inauguradas. Uma luta de 20 anos chega ao fim.
O SETCESP inova na gestão com o enxugamento de sua estrutura e parcerias com as entidades co-irmãs, FETCESP e NTC&Logística, e também na criação de novas Comissões Técnicas. Em 2009, o governo paulista inaugura o tre¬cho Sul do Rodoanel Mário Covas e o sindicato estreita ainda mais suas relações com os principais órgãos governamentais. Inicia-se um forte trabalho de debates sobre o ge¬renciamento de risco e as empresas de transporte.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.