Um alerta sobre a prevenção e os tratamentos para o Câncer de Mama
Compartilhe

No Outubro Rosa, o Vez & Voz realiza uma conscientização sobre o diagnóstico precoce do Câncer de Mama em live de estreia do seu canal no YouTube

‘Se toca’ esse foi o tema da campanha realizada pelo movimento para chamar atenção para o Câncer de Mama e as formas de tratamentos e prevenção incluindo o autoexame. Uma live foi realizada pelo Vez & Voz em seu canal no YouTube, no dia 21 de outubro, promovida pelo SETCESP com o apoio da Pamcary, empresa líder em seguros e gestão de riscos no transporte de cargas.

Gabriela Fonseca, gestora do SETCOM (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Centro Oeste Mineiro), entidade signatária do movimento, conduziu o bate-papo que teve participação do médico Guilherme Novita, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e de Jucelia Inocêncio, que já fez um tratamento contra o Câncer de Mama e Germaine Tillwitz, que possui o diagnóstico da doença e é paciente.

Durante sua apresentação, Novita fez alertas importantes mostrando de forma detalhada quais são os fatores de risco para a doença. Entre os principais estão a herança genética e o abuso no consumo de álcool. “Um consumo esporádico não tem problema, mas beber todos os dias faz mal sim, quanto maior o consumo maior o risco”, disse.

Ele esclareceu informações para desmistificar alguns pontos e aproveitou para falar sobre prevenção explicando quais são os exames periódicos, como realizar o autoexame e quando procurar um médico. “Algo importante a reforçar é que tão eficaz quanto fazer o autoexame é realizar a mamografia”.

Detalhando os tipos de tratamento, o médico descreveu as principais opções: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e a terapia alvo, que segundo ele é o que há de mais avançado em tratamento. “Eu me arrisco a dizer que a nossa taxa de cura hoje para o Câncer de Mama está em torno de 90%”.

Quanto aos sintomas, ele relatou que na maioria das vezes são imperceptíveis. “O câncer é um inimigo traiçoeiro e silencioso. A mamografia detecta as lesões antes de ficarem palpáveis, ela é um alarme”.

Jucelia Inocêncio, é sócia da Roriva Transportes, e em 2017 enfrentou um câncer de mama e passou por uma cirurgia e várias sessões de quimioterapia. Ela dividiu toda a sua experiência sobre como lidou com a doença.

“Me lembro muito bem o dia que recebi o diagnóstico, mas a ficha só caiu mesmo quando eu cortei os cabelos”. A sócia da Roriva Transportes compartilhou como buscou formas para encarar o tratamento com naturalidade, e que esse foi um momento que a fez parar e repensar a vida.

“Quem trabalha no transporte está sempre na correria. A manutenção do veículo tem que estar em dia, mas às vezes esquecemos de cuidar de nós mesmas. E a gente não tem peças de reposição. Temos que nos preocupar muito mais com a nossa manutenção pessoal e fazer os exames periódicos”, aconselhou.

Paciente de Câncer de Mama metastático, Germaine Tillwitz, também contou sobre o seu diagnóstico e como lida com o tratamento. “Citamos muito as estatísticas quando nos referimos a doenças, mas quando acontece com a gente, a estatística é 100%”.

Tillwitz apontou que existe uma diferença entre o paciente estar fazendo o tratamento paliativo e ele receber os cuidados paliativos. “Quem cuida de mim sabe o quanto eu amo escrever, estar com as minhas filhas e cozinhar, e dentro disso tudo pode manejar da melhor forma os meus sintomas, já que eu faço tratamento contínuo. Não é apenas saber o meu prontuário ou CID da doença, é saber o que é importante para mim, e essa é a diferença”.

Germaine reforçou que quem recebe os cuidados paliativos vive mais do que aquelas que não o recebem. “A prevenção é para qualquer tipo de doença. Hoje eu tenho um cuidado paliativo para ter qualidade de vida e viver bem com a doença”, esclareceu Tillwitz.

De acordo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Mas, tão importante quanto a cura, é continuar tendo qualidade de vida durante o tratamento.

“Elucidando melhor o que é o câncer de mama, as pessoas tomam mais coragem para se cuidar. Parabéns pela iniciativa do Vez & Voz em levantar esse assunto”, destacou o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.


voltar