Na pesquisa, a maioria das empresas alega que buscará rotas alternativas para fugir da cobrança. O presidente da entidade, Manoel Sousa Lima Jr., lembra que o projeto inicial do Rodoanel foi concebido para que não houvesse cobrança de pedágio. “O SETCESP participou do nascimento deste projeto e desde o início todos foram favoráveis à não cobrança de pedágio no anel viário, pois isso inviabilizaria a própria natureza do empreendimento. Cobrar pedágio no Rodoanel é viras as costas para o setor de transporte de cargas, vital para a economia de todo o Brasil”, diz o presidente em exercício.
Apesar da intenção de abandonar a via quando a cobrança começar, com previsão para abril ou maio do ano que vem, as transportadora que responderam à pesquisa consideram o Trecho Sul do Rodoanel importante e quase 90% delas registraram redução no tempo de viagem com o uso do trecho. Outros aspectos estão na pesquisa, como as prioridades para a adequação da via. A maioria das empresas pede mais iluminação no Trecho Sul, mas a Dersa, responsável pela obra, informa que se trata de uma rodovia classe Zero, que não tem iluminação prevista em toda sua extensão.
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