Trabalhadores do transporte rodoviário de cargas e do transporte coletivo serão público prioritário na vacinação contra a Covid-19
Compartilhe

Ministério da Saúde atendeu a um dos pedidos feitos pelo presidente do Sistema CNT

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgado nesta quarta-feira (16) pelo governo federal, estabelece que os trabalhadores do transporte coletivo de passageiros e os do transporte rodoviário de cargas fazem parte do grupo prioritário para receber a dose da vacina.

A previsão atende a um dos pedidos feitos pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), por meio do seu presidente, Vander Costa, que havia solicitado a inclusão dos profissionais do setor transportador no grupo prioritário. O Ministério da Saúde não se posicionou, por enquanto, quanto aos trabalhadores dos modais ferroviário, aéreo, navegação e portuário.  

No pedido encaminhado ao Ministério da Saúde, o presidente Vander Costa ressaltou a importância de priorizar a vacinação de todos os profissionais do setor. “Esses profissionais são os responsáveis pela prestação dos serviços de transporte de vacinas, pessoas, alimentos, medicamentos e outros suprimentos necessários para atravessarmos o momento crítico que se abateu sobre o país. […] Nos ares, portos, estradas ou vias urbanas, esses profissionais são fundamentais”, destacou. 

No documento, Vander Costa também coloca as 157 unidades operacionais do SEST SENAT à disposição do governo federal para aplicação da vacina. A Confederação Nacional do Transporte, em conjunto com a Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura), reforçará, junto ao governo federal, a disponibilidade da rede do SEST SENAT para apoiar a execução do Plano Nacional. 

versão preliminar do plano nacional de imunização, enviada ao Supremo Tribunal Federal em 12 de dezembro, não mencionava trabalhadores do transporte entre os públicos prioritários. 

Clique aqui para acessar o ofício encaminhado pelo presidente da CNT ao ministro da Saúde 

 

voltar