SETCESP solicitou audiência urgente com secretário de Transporte sobre decreto do VUC
Compartilhe
13 de Agosto de 2010 – 10h00 horas / Imprensa – SETCESP
O presidente em exercício do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr., solicitou audiência urgente com o secretário Marcelo Branco sobre o decreto que liberou os VUCs do rodízio par e ímpar. Há dúvidas sobre os horários permitidos para a circulação do veículo A Secretaria Municipal de Transporte de São Paulo publicou na última quarta-feira, dia 11 de agosto, o Decreto nº 51.701/10, que, após o anúncio do prefeito Gilberto Kassab, liberou os Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões com até 6,3 metros entre parachoques, do rodízio de placas par e ímpar para circulação na ZMRC.
Em seu conteúdo, o decreto traz a permissão de circulação dos VUCs no horário das 10h às 16h e não faz nenhuma outra menção a horários. A dúvida é se os veículos serão permitidos entre as 5h e 10h e entre as 16h e 21h.
“Poderemos utilizar os VUCs por apenas seis horas por dia para abastecer São Paulo? Estamos proibidos de rodar com o VUC também das 21h às 5h, quando todos os caminhões são permitidos? Estas dúvidas tiram o brilho do anúncio do fim do rodízio par e ímpar feito pelo prefeito aqui no SETCESP. Estamos preocupados com este decreto”, questiona o presidente em exercício do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr. O SETCESP solicitou uma audiência urgente com o secretário Marcelo Branco para que as dúvidas possam ser esclarecidas e a regulamentação do decreto possa atender às necessidades do abastecimento de São Paulo e de mobilidade para todos os cidadãos. “As restrições aos caminhões na cidade continuam a deixar um ambiente inseguro para as operações de transporte de cargas. As empresas investiram em frota e em recursos humanos para atender às regras, e de quando em quando caminhões que antes eram considerados ideais para as operações ficam restritos a horários e rodízios que deixam a frota ociosa e oneram o bolso do próprio consumidor”, comenta Manoel.

voltar