Após a grande noite de abertura, o segundo dia de programação do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM contou com diversas atividades variadas, que foram de palestras motivacionais, lançamento do livro de 15 anos da COMJOVEM até o acompanhamento do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2022
Ontem (25), o dia começou com a coordenação nacional da COMJOVEM reunindo no Centro de Eventos, para dar início às atividades do segundo dia. Na ocasião reforçaram sobre a Ação do Bem 2022, que apadrinhará a IPRED – Instituto da Primeira Infância que existe há 34 anos e se dedica a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, articulando-os com ações que visam ao fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de exclusão e pobreza.
“Ontem tivemos um dia muito especial, tivemos um grande momento de nostalgia vendo o vídeo de 15 anos da COMJOVEM e pudemos premiar os principais núcleos que têm realizado um excelente trabalho em prol do desenvolvimento da comissão. Também tivemos o anúncio oficial da nossa Ação do Bem 2022, onde apresentamos o grande projeto IPRED. A COMJOVEM convida a todos a doarem para cumprirmos nossa meta de financiar 10 meses de proteína para as crianças que fazem parte do projeto”, declarou André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM.
Conheça mais sobre o IPRED e doe na Ação do Bem 2022: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/acao-do-bem-2022
PALESTRA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Seguindo com a programação do evento, foi a vez de Susy Camacho, psicóloga há 38 anos, especializada em orientação familiar e inteligência emocional, subir ao palco para sua palestra “Inteligência Emocional”.
Dessa vez, a psicóloga trouxe uma palestra com foco no desenvolvimento emocional dos empresários presentes no evento.
“Ontem, quando conheci um pouco mais da história da COMJOVEM, percebi que temos muito em comum com o que eu desenvolvo em minha clínica. E justamente, por entender esse trabalho que vocês estão desenvolvendo, de preparar as futuras gerações para impactar um setor como um todo, eu parabenizo todos vocês. O aprendizado vem pela ação, e vocês estão dando um ótimo exemplo, através dessa comissão e deste evento”.
Durante sua palestra ela trouxe insights importantes sobre o desenvolvimento pessoal e emocional de cada um para o desenvolvimento dos negócios e da vida sobre uma perspectiva diferente e mais positiva.
LANÇAMENTO DO LIVRO DE 15 ANOS DA COMJOVEM
Na abertura do lançamento oficial do livro de 15 anos da COMJOVEM, o coordenador nacional da comissão, Andre de Simone, chamou ao palco Rodrigo Bernardino, responsável pela comunicação e imprensa da NTC&Logística, e um dos organizadores do livro de 15 anos da COMJOVEM.
Já com a palavra, Rodrigo citou o empenho do atual presidente da NTC&Logística, e dos coordenadores nacionais da comissão, em fazer um conteúdo que tivesse o rosto e a contribuição das pessoas que fazem da COMJOVEM ser o que ela é.
“Nós queríamos fazer algo que deixasse a marca das pessoas que fizeram e fazem a diferença nessa comissão tão importante para o transporte rodoviário de cargas. O nosso presidente, Francisco Pelucio, é uma personalidade que gosta de dar espaço para as pessoas, e então, nós utilizamos esse livro para convidar todos os presidentes de sindicatos que possuem núcleos, coordenadores e ex-coordenadores a escreverem suas histórias e experiências que fizeram a COMJOVEM alcançar essa marca de 15 anos”, complementa, Rodrigo.
Após sua introdução, Bernardino chamou ao palco Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, patrono da COMJOVEM e vice-presidente da CNT, Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e ex-coordenadora nacional da COMJOVEM, Antonio Ruyz, ex vice-coordenador nacional da COMJOVEM e presidente do SINTROPAR e Roberta Fiorot, ex-vice-coordenadora nacional da COMJOVEM.
O primeiro a receber a palavra, foi Francisco Pelucio, que contou um pouco da história de criação da COMJOVEM à nível nacional. “Quando eu e o Flávio Benatti conversamos sobre uma possível expansão da COMJOVEM para o Brasil todo, queríamos construir algo diferente para a sucessão das empresas e entidades no segmento. Existia um medo de que a comissão nacional tirasse a força do que na época era a COMJOVEM São Paulo, e na realidade, isso nunca aconteceu, sentimos que as comissões se completariam e hoje vemos o sucesso que a comissão se tornou. Somos todos muito orgulhosos de toda essa estrada que pavimentamos”.
Em seguida, foi a vez de Flávio Benatti ter voz para falar um pouco sobre a visão que ele, enquanto patrono da comissão, tem depois de 15 anos de existência da COMJOVEM. “Como bem falado pelo Francisco, nós conversamos e entendemos a necessidade da comissão nacional. Hoje, após os 15 anos, posso dizer que não tem ninguém mais feliz e orgulhoso do que eu. Vemos uma COMJOVEM madura, crescente e preparando as futuras gerações de presidentes e diretores de empresas e de entidades de classe”.
Na ocasião, os convidados Ana Jarrouge, Antonio Ruyz e Roberta, também contaram suas histórias e a importância da COMJOVEM no desenvolvimento de cada um deles. Na sequência, Rodrigo Bernardino entregou o livro de 15 anos da comissão para os integrantes do painel.
Com o primeiro painel finalizado, foi a vez do coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, os vice-coordenadores nacionais, Joyce Bessa e Geovani Serafim, o coordenador do núcleo do Centro-Oeste Mineiro, Hudson Rabelo e Thaís Bandeira, vice-coordenadora do Instituto COMJOVEM e integrante do núcleo da COMJOVEM da Porto Alegre para o desenvolvimento do segundo painel.
André foi o primeiro a receber a palavra e na ocasião, comentou sobre sua entrada na COMJOVEM. “Eu sou da “safra” de 2008 da comissão, estive presente em uma das primeiras reuniões da COMJOVEM São Paulo, e quando voltei ao Rio de Janeiro, queria que a comissão também estivesse no meu estado. Logo depois ela chegou, começamos a trabalhar em conjunto e estar aqui hoje, como coordenador nacional no décimo quinto ano de existência da comissão, para mim é muito gratificante. Eu evolui muito desde quando assumi a coordenação nacional, e esse é o espírito da comissão, e é o que vemos com todos os nossos amigos que estão aqui presentes”.
Joyce Bessa recebeu a palavra e contou um pouco do momento que recebeu o convite para assumir a vice-coordenação Nacional. “Nós estávamos em uma visita técnica e a Ana Jarrouge, coordenadora da comissão na época, me convidou para assumir como vice. Eu precisei pensar, conversar com a minha família, e juntos nós decidimos que seria uma ótima oportunidade. Hoje, passados 3 anos, tenho certeza de que fiz a escolha certa, e contribuir com a história da COMJOVEM é motivo de muito orgulho”.
Geovani Serafim na sequência falou sobre a importância da comissão no seu desenvolvimento. “Eu iniciei minha história no transporte como motorista, e quando estava para abrir a empresa, procurei o SETRACAJO para entender melhor sobre o segmento, e recebi o convite para participar da COMJOVEM. Agarrei a oportunidade, participei de quase todas as reuniões do núcleo e dois anos depois, me tornei vice-coordenador do núcleo de Joinville. Eu sempre digo que a COMJOVEM foi a minha faculdade no TRC e depois de todo o conhecimento que tive acesso, fui oficialmente realizar o ensino superior para me tornar quem eu sou hoje”.
Finalizando o painel, Hudson Rabelo e Thaís Bandeira contaram um pouco das suas histórias na comissão e receberam de Rodrigo o livro de 15 anos da COMJOVEM, assim como os demais integrantes do segundo painel.
PROGRAMAÇÃO NO PERÍODO DA TARDE
Após o almoço, os integrantes da COMJOVEM e participantes do evento tiveram acesso a aula de Kitesurf e após foram para o evento patrocinado pela UNIDAS para o jogo do Brasil x Sérvia da Copa do Mundo.
O evento é uma realização da NTC&LOGÍSTICA, tendo com entidades anfitriãs FETRANSLOG e SERTCARCE, com o patrocínio da ALPER SEGUROS, APISUL, CONSÓRCIO GUERRA/AMERICAN CONSULTORIA E CORRETORA DE SEGUROS, CONSÓRCIO MAGGI, FENATRAN, IVECO, MERCEDES-BENZ, OMNILINK, TRANSPOCRED, TRUCKPAG, UNIDAS e VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS, apoio logístico da BRASPRESS e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.
voltar