Radares em SP multam até carros isentos do rodízio
Compartilhe
04 de Maio de 2011 – 10h00 horas / G1 SP
Carros que não precisam respeitar o rodízio no dia da placa agora são multados na capital paulista porque não respeitaram o próprio rodízio. É que os radares sempre fazem as fotos dos carros de frente e não existe um banco de dados que elimine esses veículos liberados de rodar nos dias em que a placa é sujeita a multas.
Paulo Avancini é um colecionador delas. A empresa dele recebeu 16 em pouco mais de um ano. Todas as multas são por desrespeitar o rodízio. “Eu tomei cerca de 25 multas por ter furado o rodízio, só que transporto (produtos) perecíveis e pela lei, desde 1998, tenho isenção de poder rodar na cidade. Só que os radares que foram instalados na cidade estão multando toda quinta-feira. Quando eu saio com meu carro, tomo uma multa mesmo tendo essa isenção”, conta o empresário do setor de alimentação.
O telefone do departamento de operação do sistema viário não ajuda: só dá ocupado. O jeito, então, é entrar com recurso por cada multa. “Eu tenho que juntar uma série de documentos. O cartão, o CNPJ da empresa, o contrato social. Tenho que juntar minha habilitação, a cópia da multa, uma defesa por escrito e mais uns documentos que são padrão lá do Detran para poder mandar pelo correio”, conta o empresário. Para cada multa que recebe, ele diz desembolsar R$ 20 por recurso.
Para evitar tomar mais multas, como o carro tem placa com final 8, acaba ficando toda quinta-feira na garagem, mesmo tendo as informações de que transporta produtos perecíveis. Não recebem multa de radar as lotações, motos, táxis, transportes escolares, ambulâncias e carros com pessoas deficientes. São isentos, mas acabam multados por radar os veículos funerários e os carros que transportam sangue e órgãos.
Sistema complexo
José Luiz Nakama, assessor técnico do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), diz que o órgão está desenvolvendo um sistema que vai permitir um cadastramento prévio desses veículos. De acordo com ele, no entanto, “é um sistema muito complexo“. “Nós dividimos ele em módulo. E o módulo de produtos perecíveis está previsto para implantação neste ano”, afirma. Depois, a ideia é desenvolver outros módulos.
Enquanto isso, quem é isento, como Paulo Avancini, vai ter que escolher: deixar o carro na garagem ou enfrentar uma jornada para recorrer das multas. “Infelizmente ele vai continuar recebendo multa, mas, como eu já disse, se ele recorrer corretamente essas multas serão canceladas”, diz Nakama.
O desrespeito ao rodízio ficou no topo da lista das infrações de trânsito no ano passado, com 2 milhões de multas.

voltar