Quando menos é mais
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Reunimos clientes e fornecedores para uma conversa sobre “o que eles consideravam ‘valor’ no relacionamento com uma empresa. ”

A base da conversa foi nossa afirmação, baseada em anos de observação, de que aquilo que não agrega valor para o mercado—clientes e fornecedores—com certeza agrega custos para a empresa.

Muito se fala em “diferenciar a empresa” e nossa análise mostrou que a maioria das diferenciações que as empresas têm feito, não são percebidas como valor pelos clientes e, portanto, aumentam os custos da empresa, sem aumentar as receitas, pois os clientes não se dispõem a pagar por aquelas diferenciações.

Os clientes e fornecedores que reunimos, foram muito diretos e assertivos em seus comentários. Eles disseram que as empresas precisam simplificar, desburocratizar, agilizar todas as etapas do relacionamento com seus clientes e fornecedores.

Em vez, de MAIS, eles pedem MENOS.

Menos burocracia; menos complicações; menos normas e procedimentos desnecessários; menos papéis; menos perda de tempo na compra, no pagamento, na entrega, na assistência técnica, na garantia etc.

Portanto, depois de muita discussão, o que ficou claro como sendo o maior “valor” é o

TEMPO!

O conselho prático que deram foi o de que as empresas devem fazer uma profunda revisão em seus procedimentos que envolvam clientes e fornecedores e busquem simplificar todas as etapas, eliminando tudo o que não agregue valor, pois com certeza isso tudo está agregando custos à empresa, além, é claro, de irritar clientes e fornecedores.

Pense nisso. Sucesso!


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