Quadrilha de roubo de cargas é presa
Compartilhe
11 de Janeiro de 2012 – 10h00 horas / Diário de Cuiabá
Cinco integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de defensivos agrícolas foram presos pela Polícia Civil. Entre os presos, estão Antônio José da Costa e sua esposa Eva Maria da Guia, donos do caminhão usado para transportar a carga roubada, e o motorista Esmael Duarte, que conduziu o caminhão Muck com os produtos até uma chácara em Jangada (80 km de Cuiabá). A polícia chegou também a Júlio José da Costa, que ajudou a descarregar o caminhão e cuidava da carga roubada no sítio, localizado próximo à cidade de Jangada.
Com o bando os policiais recuperaram cerca de 11 mil litros de defensivos agrícolas e sete toneladas de milho, que estavam escondidos na propriedade rural. A carreta foi abandonada na região de Nova Ubiratã (502 km ao Norte de Cuiabá).
Segundo policiais da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA), os ladrões fizeram um esquema engenhoso. No sábado, renderam o motorista da carreta que foi deixado no cativeiro por várias horas, tempo suficiente para descarregar os produtos.
“Em Lucas do Rio Verde eles colocaram os produtos em outro caminhão e levaram para o sítio, como forma de despistar a polícia”, explicou o chefe de operações, policial civil Luciano Testa.
Segundo ele, o esquema foi desarticulado com a prisão do vigia de um armazém, Divanei da Silva Farias, de 29 anos, em Lucas do Rio Verde. No local os policiais encontraram quatro galões do defensivo roubado e algumas sacas de semente de milho. Ele foi responsável pelo carregamento da carga em Lucas do Rio do Verde apreendida em Jangada.
“A partir da prisão do vigilante chegamos aos demais integrantes do bando chefiado por Antônio José”, explicou o chefe de operações.
Os defensivos e o milho foram recuperados em uma casa na comunidade Barcada, zona rural de Jangada. No local os policiais ainda apreenderam uma espingarda calibre 22 e quatro munições do mesmo calibre.
A carreta foi roubada no sábado à tarde na BR-163, próximo de Jangada. O motorista foi levado para um cativeiro próximo da cidade de Nova Mutum e mantido refém por 22 horas. Policiais da DERRFVA se deslocaram até Lucas, onde havia informações de que a carga tinha sido descarregada.
Os policiais descobriram que os defensivos, assim como o milho, seriam revendidos a produtores rurais a preços abaixo do mercado na região de Lucas do Rio Verde.
O chefe de operações acrescentou que Antônio José é dos principais articuladores de roubo de carreta e de cargas em Mato Grosso e Porto Velho (RO). Ele explicou que Antônio José já responde a inquérito por receptação e roubo de cargas.

voltar