Programa Despoluir: maneira gratuita e precisa de medir as emissões de sua frota
Compartilhe
15 de Outubro de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
A CNT criou em 2007 um programa ambiental com o objetivo de oferecer às transportadoras de todo o País um modo de medir as emissões de suas frotas para monitorar o desempenho dos motores, detectar problemas para rápida resolução e saber como anda a emissão de gases poluentes da frota de caminhões no Brasil.
O Programa Despoluir está disponível para todos os associados do SETCESP por meio da FETCESP que, em São Paulo, conta com uma estrutura completa para visitar as empresas e fazer a medição em todos os caminhões. “Mesmo que a operação da empresa exija que os veículos apenas passem por algum momento pela garagem, nossos técnicos podem ficar na transportadora e aguardar a chegada de cada caminhão, para que nenhum fique sem a medição”, conta Sandra Caravieri, da FETCESP.
Segundo Sandra, o Programa Despoluir é totalmente gratuito para os associados dos Sindicatos que compõem a Federação e pode ser uma maneira excelente de medir as emissões da frota antes de realizar a inspeção veicular. Durante a Reunião de Diretoria Plena do SETCESP, realizada nesta terça, ela lembrou os diretores da importância desta iniciativa. “Sabemos que algumas transportadoras têm tido problemas com a inspeção veicular em São Paulo e sugerimos que, antes de fazer a inspeção, agendem uma visita de nosso técnico para fazer a medição pelo Programa Despoluir. Contamos com opacímetros modernos e aferidos, que seguem a normas técnicas brasileiras. Nosso sistema conta com alta tecnologia e garante resultados precisos. O objetivo principal do programa é criar, no meio transportador, uma cultura do ecologicamente correto e da responsabilidade para com o meio ambiente, contribuindo para a redução da emissão de CO2, um dos principais causadores do aquecimento global”.
Os empresários que quiserem agendar medições do Programa Despoluir podem entrar em contato com a FETCESP por meio do telefone (11) 2632-1010. Mais informações no site www.fetcesp.org.br.

voltar