Presidente do SETCESP participa da Intermodal e destaca importância do gerenciamento de risco para a segurança das cargas
Compartilhe

Na última quinta-feira (7), o SETCESP participou pelo segundo dia consecutivo de discussões importantes para os multimodais do transporte no Intermodal 2024. Representado pelo seu presidente, Adriano Depentor, a entidade esteve no painel “Segurança 360º: do desembarque ao destino final, como proteger cargas na logística brasileira”.

Ao lado de Adriano, estiveram Alexandre Barbosa, diretor de marketing da Gristec -Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento, Alfredo Chaia, presidente dp CIST, Bruna Medeiros, presidente da Gristec e Diego Gonçalves, Head de Visibilidade e Gestão de Risco da NSTech, que abordaram a importância de discussões sobre o envolvimento da gerenciadora, da tecnologia, os seguros e as transportadoras para a melhoria da segurança. 

Um dos pontos comentados é que é necessário associar a tecnologia com a maturidade da empresa e entender o que funciona para o tipo de operação. O grande cuidado necessário, de acordo com a discussão, é saber inserir os dados corretos para que a inteligência artificial não faça uma análise errada, gerando decisões equivocadas. 

Além disso, Adriano comentou em sua fala que é fundamental ter uma integração entre o embarcador, o gerenciador de risco e o transportador. “Geralmente o embarcador quer impor ao transportador uma série de regras inviáveis e às vezes até desnecessárias de se cumprir, mas com a nova lei do seguro esta responsabilidade voltou a ser exclusiva do transportador, sendo de sua obrigação ter o conhecimento total da operação para avaliar junto com sua GR e seguradora o que realmente é necessário. 

Durante o painel, os profissionais também discutiram pontos importantes como: a importância da conscientização da equipe para a utilização da tecnologia, bem como seu treinamento para operá-la; a necessidade de ter um planejamento organizado e capaz de funcionar a partir de variáveis; o gerenciamento correto dos dados gerados, entre outros.

Por fim, o presidente do SETCESP, destacou a importância da conversa realizada na Intermodal. “Acredito que essa integração entre todos os entes envolvidos no transporte e gerenciamento de risco é fundamental. Embarcadores, seguradoras, transportadores, gerenciados e motoristas, todos nós temos o mesmo objetivo: levar a carga com segurança até seu destino. Portanto, ter essa conversa de conscientização e abrangência de visão, foi excelente para todos nós que estamos envolvidos nas operações”. 


voltar