Prefeitura prorroga permissão parcial para a circulação de VUCs na Zona de Restrição
Compartilhe
25 de Novembro de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
A restrição aos VUCs – Veículos Urbanos de Carga – com até 6,30 metros entre pára-choques, foi uma das medidas menos compreendidas pelo setor na implementação das regras para a circulação de caminhões na cidade de São Paulo por meio do decreto nº 49.487, de maio de 2008. Com capacidade de carga de até 4 toneladas, o VUC, que é um caminhão criado pela própria CET, substitui de três a quatro utilitários no trânsito da cidade, otimizando o transporte e diminuindo o uso de veículos para a mesma operação.
A pedido do SETCESP, a Prefeitura criou na Zona de Máxima Restrição à Circulação, na época do decreto das restrições, um regime de permissão para a circulação dos VUCs, no qual os veículos podem entrar na área entre 5h e 21h, obedecendo a um rodízio de placas pares para a permissão em dias pares e placas ímpares para a permissão em dias ímpares.
A medida, que aliviou um pouco o impacto das restrições à mobilidade de São Paulo e ao abastecimento da cidade, tinha data marcada para terminar. No dia 30 de novembro, a permissão para os VUCs, mesmo que restrita, na ZMRC, seria revogada. O SETCESP, preocupado com o abastecimento da cidade, principalmente com a aproximação do final do ano, época de aumento na demanda por coletas e entregas na cidade, fez diversos contatos com a prefeitura de São Paulo e com a Secretaria de Transportes para solicitar uma prorrogação neste prazo.
Atendendo a um pedido do SETCESP, o secretário Alexandre de Moraes publicou ontem, 24 de novembro, no Diário Oficial do Município de São Paulo, a portaria nº 085/09 da SMT, prorrogando do período de 1º de dezembro de 2009 a 31 de março de 2010 a permissão para circulação dos VUCs nos termos da restrição.
“Esta abertura da prefeitura mostra que o nosso pleito para a liberação definitiva dos VUCs para circular na cidade é legítimo. Quando o prazo terminar, teremos o Trecho Sul do Rodoanel inaugurado e acredito que isso permitirá uma maior presença destes veículos no abastecimento da cidade”, diz o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio.

voltar