Para ampliar a habilidade de comunicar-se bem
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Nada de mal-entendidos: uma comunicação assertiva e não-violenta melhora os relacionamentos interpessoais e contribui para o clima organizacional

É difícil definir qual é a melhor habilidade que é preciso ter para alcançar o sucesso na carreira, mas uma coisa é certa, não há como ser um profissional bem-sucedido se não souber se comunicar.

Embora esta capacidade seja inerente à espécie humana, a comunicação ainda é um desafio nas empresas, lembra Carla Roberta, psicóloga organizacional e mestre em Administração.

“Isso porque existem ruídos entre aquilo que foi dito e aquilo que se quis dizer. O que foi mal-entendido, é hoje, a principal causa dos conflitos interpessoais no ambiente corporativo e exerce, portanto, grande influência na satisfação ou insatisfação dos profissionais com o trabalho”, conta Roberta.

Mauro Galasso, consultor empresarial com expertise em comunicação e coaching fala que quando a comunicação é assertiva e não-violenta, abre-se espaço para um ambiente de trabalho, além de positivo, colaborativo, no qual as pessoas são mais proativas e têm prazer em se ajudar.

Segundo o especialista, saber interagir e responder às diversas questões com clareza e concisão gera compreensão. “Por outro lado, a prática da comunicação desencontrada e imatura faz com que haja conflitos e estresse, criando um cenário negativo e sem cooperação”, alerta o especialista.

O consultor afirma ainda que é importante que as empresas desenvolvam seus profissionais para evitar desentendimentos e, ao mesmo tempo, fortalecer a postura de um debate construtivo no trabalho. Ele diz que, se nos tornamos conscientes sobre nossa comunicação verbal e não verbal, evitamos julgamentos prévios e críticas infundadas e ficamos mais abertos a sugestões.

“Quando a comunicação se perde diante da falta de conhecimento, de flexibilidade e empatia, ela impacta diretamente no clima organizacional, pois causa rupturas nos relacionamentos profissionais e distanciamento entre líder e liderados”, comenta também Cassia Irias, psicóloga e coaching.

Irias considera a Comunicação como sendo um dos temas mais relevantes no mundo corporativo. “Pessoas podem fazer a diferença nos resultados organizacionais quando assumem a responsabilidade pela comunicação estabelecida. Com a Comunicação Assertiva é possível passar informações e solucionar problemas de forma objetiva e direta, sem gerar constrangimentos ou duplo entendimento”, diz em complemento à opinião de Galasso.

Detalhando melhor, a Comunicação Assertiva pode ser entendida como a capacidade para elaborar e recusar pedidos, pedir favores, expressar sentimentos, continuar e terminar uma conversa comum, ou mesmo, a defesa de pensamentos e sentimentos de forma honesta e franca.

Já a comunicação não-violenta, em resumo, é uma habilidade que permite expor as ideias sem agressividade, mas com consistência para legitimar e sustentar os argumentos em qualquer contexto.

Uma dica importante é que, independentemente se transmitimos ou recebemos uma mensagem, o estado de humor interfere na comunicação, já que nos expressamos emocionalmente quando nos manifestamos.

“Podemos, por exemplo, interpretar a mesma mensagem de forma diferente quando estamos felizes, aborrecidos, enfurecidos, entristecidos ou distraídos. Essas distorções ocorrem principalmente se a comunicação ocorrer de forma escrita, pois as mensagens de texto são desprovidas de entonação”, analisa Roberta.

Para contornar esse problema, ela sugere sempre começar a mensagem com um cumprimento – Olá, tudo bem? Ou Bom dia, espero que esteja bem. E depois de escrever a mensagem é recomendado que haja um fechamento – Obrigado(a), até logo ou nos vemos em breve.

Assim, expressar-se de forma clara e convincente, não pode ser subestimado e um bom plano de capacitação de gestores e colaboradores, de qualquer empresa, deve incluir o aprimoramento dessa habilidade.

No SETCESP, os especialistas consultados, Roberta, Irias e Galasso, ministram cursos livres e a distância, além de palestras, que ensinam a estabelecer uma comunicação fluida e respeitosa. Lembrando mais uma vez, que quando a equipe se sente compreendida, por consequência, se sente mais motivada a contribuir para o sucesso da empresa.

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