Omnilink se consolida na liderança e projeta 2024
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Companhia segue na ponta do mercado de tecnologias para o setor de transporte e analisa os próximos desafios

A Omnilink, líder em tecnologias para o mercado de transporte e logística, inicia 2024 repleta de motivos para celebrar e projetando um ano de continuidade e consolidação. Esta ascensão, que teve início ainda em 2019, com a entrada do CEO Eduardo Lacet e da vice Cristiane Akiko, se completa ano após ano.

Armando Marra, CFO (sigla para Chief Financial Officer) da companhia, relembra alguns resultados financeiros do ano passado. “O ano de 2023 em termos de receita foi muito bom. Até outubro a Omnilink apresentou um crescimento na casa de 16%, e desse total, 60% são de receita recorrente, o que é bem significativo, porque dá previsibilidade ao negócio”, diz.

Quanto ao Ebitda ajustado, a empresa melhorou em relação ao mesmo período de 2022, com um número 30% superior. “Essa é a primeira vez que a Omnilink consegue um Ebitda nessa casa, e quando olhamos o Ebitda contábil, considerando outros ajustes, está superior a 35% no acumulado até outubro, e isso significa R$ 68 milhões, então é um marco histórico”, completa Marra.

O CFO também exalta o lucro líquido da companhia, que subiu 9% em 2022 e 14% até outubro de 2023, além da queda no nível de endividamento. Para este ano, a expectativa é um crescimento entre 15% e 20%. “Vamos buscar lucratividade em todas as linhas, melhorar o lucro bruto, a margem Ebitda e os ganhos internos. Vamos olhar muito para a experiência do cliente. Para isso, estruturamos um departamento de customer success [em tradução livre, sucesso do cliente]. Será um ano desafiador, mas gratificante”, encerra Marra.

E para alcançar esses objetivos, a marca conta com uma linha de produtos disponíveis diretamente no Gestor Omnilink, plataforma web da empresa. São seis soluções e futuramente virão mais, segundo Marco Pina, diretor da Omnilink de Software as a Service (SaaS) — do inglês ‘Software como serviço’.

“Para 2024 continuaremos focando em nossos produtos que não dependem diretamente de nenhum hardware instalado. São módulos do Gestor, como por exemplo o ERP Simplificado, que emite documentos fiscais como CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) de forma muito prática. Nessa área logo teremos averbação de seguro”, explica Pina.

Outra realidade é o Omnicom, que integra os canais de comunicação digital do cliente. Atualmente o sistema inclui WhatsApp, Telegram, E-mail, SMS e voz. “O cliente consegue nos contratar para fazer a gestão de toda a comunicação dele com seu mercado e internamente”, completa o diretor de SaaS.

O Gestor ainda possui o SDK, para customização de relatórios, o Omniscore, para cadastro e consulta de motoristas, o Omnilog, que realiza a gestão de todo processo logístico e o Omnijornada, para gestão da jornada de trabalho dos motoristas de acordo com a Lei 13.103/2015 e a Portaria 671.

“No Omniscore, por exemplo, teremos como novidade o cadastro positivo do motorista, onde estarão unificadas várias informações de suas viagens para saber se ele é um bom condutor, se excedeu a velocidade, se para em locais adequados, etc.”, enfatiza Pina.

A estratégia de investimento na tecnologia é destacada pelo diretor de Produtos, Inovação e Marketing da companhia, Everton Rosa. “O ano foi excelente, pois estruturamos os produtos do portfólio consolidando-os no sistema Gestor e inovamos com o lançamento de novas ferramentas. O resultado desse trabalho aumentou a receita da empresa e possibilitou a presença da Omnilink em novos clientes. Para 2024 temos a perspectiva de acelerar nossos produtos software e trazer as melhores soluções”.

E como parte dessa aproximação com o mercado, a Omnilink participou de diversos eventos em 2023, como a Transposul, em junho, em Porto Alegre/RS, que reuniu aproximadamente 20 mil pessoas e movimentou negócios na casa de R$1,5 bilhão. “Eventos desse tipo reforçam a presença da empresa em diferentes regiões do Brasil. Para 2024 temos a Fenatran como principal feira do transporte e buscaremos manter a presença nos eventos regionais”, conclui Rosa.

Sinal de que a Omnilink está no caminho positivo foi a vitória, pela terceira vez, no Prêmio Top of Mind, agora na categoria telemetria. Nos dois anos anteriores a companhia havia sido a mais lembrada na categoria rastreador na premiação idealizada pela TranspoData, através de pesquisas com empresários, frotistas e profissionais autônomos de todas as regiões brasileiras.

Por fim, o CEO Eduardo Lacet projeta um 2024 de realizações. “Vamos continuar cada vez mais próximos dos nossos clientes, melhorando a eficiência e a segurança da cadeia logística. Esse é o compromisso que nos move e que demonstra o potencial da Omnilink para suprir todo o mercado de transporte”, garante ele.


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