FuMTran e FETRAMAZ lançaram projeto do livro “A História do Transporte na Amazônia”
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No último dia 6 de maio, em Manaus, na sede da FETRAMAZ (Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia), a FuMTran – Fundação Memória do Transporte – lançou oficialmente o projeto do livro “A História do Transporte na Amazônia”. A obra tem como objetivo resgatar os desafios logísticos e as soluções criativas que moldaram o transporte na região ao longo do tempo. A iniciativa foi realizada em parceria com a FETRAMAZ e contou com o apoio da FETRANORTE (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte), FENAVEGA (Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária), do Sistema Transporte (CNT | ITL | SEST SENAT) e da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística).

“O objetivo do livro não é apenas preservar a memória e a cultura amazônica, mas também contribuir para o entendimento de seu impacto na vida das pessoas, das empresas e do desenvolvimento regional”, afirmou Antônio Luiz Leite, presidente da FuMTran.

A obra foi pensada para reunir pesquisas históricas e narrativas da memória, cultura e história do transporte brasileiro, com foco especial na região amazônica. O conteúdo inclui depoimentos de personagens importantes dessa trajetória, além de uma rica seleção de imagens, como fotos de época, mapas, retratos e ilustrações, compondo um registro visual e documental do desenvolvimento da região Norte do país sob a ótica da evolução do transporte.

Durante o evento, Leite destacou que a proposta do lançamento foi também reunir apoio e incentivo de empresas, empresários e entidades regionais — além de companhias com atuação nacional e presença na Amazônia — para viabilizar a publicação do livro.

O Transporte no centro de tudo

O setor de transportes brasileiro é um dos pilares da sustentabilidade econômica e social do país. A grandeza da atividade é traduzida nos 1,72 milhões de quilômetros de rodovias, sendo 1,35 milhões de quilômetros não pavimentadas, 213 mil quilômetros pavimentadas e 157 mil quilômetros planejadas; cerca de 70 aeroportos (34 internacionais), mais 2500 aeródromos (áreas de pequeno porte com infraestrutura e instalações apropriadas para aterrissagem de aeronaves), entre públicos e privados; 37 grandes portos; cerca de 40 mil quilômetros de hidrovias; e cerca de 30 mil quilômetros de ferrovias.

A infraestrutura foi construída para dar dinâmica a um país de dimensões continentais, pois o Brasil é o quinto maior do mundo em área, com cerca de 8,5 milhões de km², 209,3 milhões de habitantes e economia revigorada ao longo dos últimos anos.

A evolução da infraestrutura logística e do transporte é uma constante discussão que ocupa as pautas do governo e do setor privado. Com a implementação de políticas de investimento em infraestrutura adequadas o setor está apto a responder às necessidades de crescimento e tende a se desenvolver cada vez mais.


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