Covid-19: o que você precisa saber sobre o passaporte da vacina
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Cidades brasileiras estabeleceram critérios para minimizar impactos da Covid-19 com a flexibilização de atividades, como a realização de shows, feiras e congressos. O chamado “passaporte da vacina” tem como objetivo estimular a imunização de parte da população que ainda não buscou os postos de vacinação.

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que quatro em cada dez cidades brasileiras apresentam dificuldades em completar o esquema vacinal da população pelo não comparecimento na data definida nos postos de saúde para a aplicação da 2° dose. A pesquisa ouviu 1,7 mil prefeitos e foi publicada na sexta-feira (27).

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, mais de 8,5 milhões de brasileiros deixaram de tomar a segunda dose contra a Covid-19. Entre os estados com o maior número de faltosos estão São Paulo, com 1,69 milhão; Rio de Janeiro, com 1,06 milhão; e Minas Gerais, com 1,02 milhão.

Como funciona o passaporte da vacina

O passaporte da vacina conta com regras que variam de um local para outro. A medida passa a valer a partir do dia 1º de setembro, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o levantamento da CNN, estados como Espírito Santo, Amazonas e Ceará já adotaram regras semelhantes.

O passaporte da vacina adotado pela Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista funciona pelo aplicativo e-saúdeSP. O recurso digital poderá ser utilizado como comprovante de vacinação para apresentação em eventos na cidade com público superior a 500 pessoas.

A prefeitura recomenda que o acesso ao local do evento seja liberado somente mediante a apresentação do comprovante, que será autenticado pelo passaporte da vacina de forma digital.

O aplicativo e-saúdeSP pode ser baixado de forma gratuita em dispositivos de compras dos celulares. O cadastro inclui dados como CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone. No ícone “Passaporte da Vacina” será disponibilizado o acesso ao comprovante de vacinação por um QR Code.

É a partir deste código que os locais de eventos terão acesso ao registro de vacinas. O cadastro poderá ser feito ainda por meio dos seguintes endereços: esaúdesp ou e-SaúdeSP Plataforma da Saúde Paulistana. Além disso, também poderá ser apresentado o comprovante físico para acesso aos eventos.

A prefeitura recomenda que todos os eventos solicitem o comprovante para acesso do público. O desrespeito às regras está sujeito a penalidades, como interdição dos espaços e multa.

Leia a publicação do Diário Oficial na íntegra. 


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