O grupo será formado por 39 conselheiros, sendo 13 representantes da prefeitura, 13 dos operadores do sistema e 13 da sociedade civil, além de nove observadores convidados, o que totaliza 48 participantes. Os treze membros da sociedade civil foram escolhidos entre os conselheiros da cidade, em reunião no dia 17 de julho. Eles terão mandato de 60 dias, tempo em que deve ser definido o regimento do conselho e convocada eleição para os representantes da sociedade civil (confira lista completa abaixo).
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou a criação do conselho em 26 de junho, junto com o cancelamento da licitação do sistema, após a série de protestos organizados pelo Movimento Passe Livre (MPL) que culminaram com a revogação do aumento da tarifa, que havia ido de R$ 3 para R$ 3,20, no dia 2 de junho. O conselho foi efetivado em 2 de julho, com a publicação do Decreto Municipal 54.058, e terá a participação de um integrante do MPL.
Faixas exclusivas
A Operação Da Licença para o Ônibus, iniciada em 6 de maio pela gestão Haddad com o objetivo de aumentar a velocidade dos coletivos na capital em horários de pico de tráfego, ganhou mais oito quilômetros de faixas exclusivas de ônibus ontem (29).
A primeira etapa da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul tem 2,1 quilômetros. No sentido centro, a faixa começa na ponte das Bandeiras, segue pelas avenidas Santos Dumont e Tiradentes, até o parque da Luz. No sentido bairro a faixa é seccionada em quatro trechos. O primeiro é na avenida Prestes Maia, entre a Rua Carlos de Souza Nazaré e a Rua Paula Souza, o segundo na avenida Tiradentes, entre a Rua São Caetano e a Rua Doutor Rodrigo de Barros, o seguinte na avenida Santos Dumont, entre as avenidas Tiradentes e do Estado, e o último vai da ponte das Bandeiras até a praça Campo de Bagatelle.
Este trecho vai funcionar das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira. A fiscalização será somente educativa, sem multas, até que todas as etapas sejam concluídas. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), neste local circulam 26 linhas de ônibus, que transportam aproximadamente 208 mil passageiros por dia.
A segunda etapa vai compreender as avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e um pequeno trecho da Washington Luís, desde o Terminal Bandeiras até a avenida Jornalista Roberto Marinho. O trecho final vai desta última, até a avenida Atlântica, na região de Cidade Dutra, extremo sul da capital, seguindo pelas avenidas Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela. Estas duas etapas devem ser realizadas em agosto, segundo estimativa da prefeitura.
Outra faixa exclusiva foi inaugurada ontem na avenida Sapopemba, zona leste da capital, com 4,1 quilômetros. A faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido centro, e das 17h às 20h no sentido bairro. No primeiro caso, a faixa foi implementada entre a avenida dos Sertanistas e a praça Felisberto Fernandes da Silva. No segundo, funciona em duas partes: entre a avenida Satélite e a rua Veloso de Espinha e entre as ruas Cândido Xavier e Cinira Polônio. Segundo a CET, circulam 23 linhas de ônibus no local, transportando cerca de 179 mil passageiros por dia.
Dois trechos menores também foram instalados ontem. Um deles na rua Loefgreen, na Vila Mariana, no trecho entre as ruas Professor Tranquili e Afonso Celso, operando das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, onde transitam 12 linhas de ônibus. Na mesma via, outro trecho fica entre as ruas Tenente Gomes Ribeiro e dos Otonis, funcionando das 6h às 9h e das 17h às 20h, nos mesmos dias, por onde circulam 22 linhas. O trajeto completo tem um quilômetro de extensão.
O outro é uma faixa reversível na ponte do Piqueri, com cerca de 380 metros no sentido bairro, que será operado no período da tarde, das 17h às 20h. O trecho se inicia próximo às ruas da Balsa e Professor Suraia Aidar Menon. Segundo a CET, neste horário circulam em média 150 ônibus por hora no sentido bairro da ponte, cumprindo 27 linhas que transportam cerca de 250 mil passageiros por dia.
A prefeitura informou que até o momento estão em funcionamento 90 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus. A gestão Haddad garante que até o final deste ano serão 220 quilômetros de trechos exclusivos para ônibus em operação, com o objetivo de elevar a velocidade média dos coletivos dos atuais 14km/h para 25km/h. CLIQUE AQUI e confira a lista completa dos participantes do Conselho.
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