Como será feita a contagem dos eixos dos caminhões no pedágio por quilômetro rodado?
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O tamanho do caminhão influencia no custo do pedágio que ele irá pagar. E o valor vai de acordo com a quantidade dos seus eixos

Os carros de passeio estão acostumados a pagar uma taxa fixa nos pedágios, independente da carroceria, mas para o valor da tarifa varia de acordo com a quantidade de eixos para os caminhões. Então como será feita essa medição dos eixos no pedágio proporcional ao quilômetro rodado?

A implantação do sistema eletrônico com pedágio cobrado por quilômetro rodado, e não por tarifa fixa, está próximo de ser aprovada, e só depende da sanção do presidente Jair Bolsonaro. A Câmara dos Deputados já aprovou o Projeto de Lei (PL) 886/21, por 276 votos a 90.

Esse sistema elimina as cabines de pedágio é conhecido como free-flow e existe em muitos países, principalmente na Europa. Novas tecnologias serão desenvolvidas para outras formas de identificação dos veículos, como a instalação de chips nas placas, ou uma tag instalada no para-brisa.

“A tecnologia que estará embarcada nas rodovias vai permitir a leitura correta do veículo que transita pelo local, sendo que ele terá ou uma identificação na placa ou alguma tag. Para os caminhões, nada vai mudar, sejam articulados ou não, e, independente da quantidade de eixos que tenha, o sistema vai conseguir identificar a fazer a cobrança correta assim como nos carros”, explica José Carlos Cassaniga, diretor-executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

O tamanho do caminhão influencia diretamente no custo do pedágio que ele irá pagar. Isso acontece porque o valor final será o resultado da multiplicação dos seus eixos. Com o novo sistema de cobrança esse cálculo continua normalmente, mas claro, de forma proporcional.

Em veículos de dois eixos, como caminhões leves e caminhão trator de dois eixos, a tarifa é multiplicada por dois. Caminhões com três eixos o valor é três vezes maior e assim vai sucessivamente até os veículos de nove eixos ou mais.

Quando começa a valer o pedágio por quilômetro rodado?

“A ideia de implementação do free-flow após sua regulamentação será para as novas concessões. As empresas que têm contratos vigentes terão que passar por uma avaliação, caso a caso, para ver como está o contrato. Mas pode ser possível implementar esse sistema já nesses contratos vigentes”, afirma José Carlos Cassaniga, diretor-executivo da ABCR.

O sistema de concessão por meio de licitação é uma transferência de um serviço público à iniciativa privada por prazo determinado. No caso das rodovias, a validade é de 20 a 30 anos.

Tal transferência é formalizada por meio do qual a concessionária assume obrigações de manutenção, investimentos e serviços, em troca da cobrança de tarifas de pedágio.

Quando o pagamento proporcional do pedágio vai entrar em vigor?

A expectativa é que o Projeto de Lei seja aprovado com a assinatura presidencial até o final do primeiro semestre. Após publicada no Diário Oficial da União, a lei entrará em vigor em um prazo de 180 dias.


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