Comissão de empresas de micro e pequeno portes discute problemas e metas a serem alcançadas
Compartilhe
03 de Julho de 2009 – 10h00 horas / SETCESP
Ontem, dia 2 de julho, aconteceu na sede do SETCESP a primeira reunião da Comissão das Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do TRC, que iniciará uma série de trabalhos para atender os principais pleitos desses segmentos. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 20 empresas do setor, que realizam os mais diversos tipos de transporte.
Coordenando a nova comissão está o secretário-geral do SETCESP, Luiz Alexandre Duarte, também atuante no ramo de transporte e no segmento EPP. O mesmo estará à frente da comissão até o final de 2009, quando haverá novas eleições para a escolha de coordenadores e vice-coordenadores.
Coordenador da Comissão, Luiz Alexandre Duarte
Durante o encontro, no qual esteve presente o assessor do SETCESP, Adauto Bentivegna Filho, e o 1º suplente da entidade e também secretário-adjunto de Transporte e Trânsito de Guarulhos, Celso Masson, foram apresentados os principais objetivos para a criação da comissão e os projetos e ações nas quais seus membros estarão engajados.
De acordo com Alexandre, a criação da comissão veio ao encontro das necessidade das EPP e ME em conseguir crédito, lidar com as altas tributações e a concorrência desleal entre as empresas. “O objetivo da comissão é agregar valor, trazendo experiências e informações dos membros desse segmento para a melhoria das empresas”, disse.
Os empresários que estiveram presentes fizeram uma breve apresentação das suas empresas, em que ramo atuam e os principais problemas encontrados para conseguirem manter-se no mercado, haja vista as altas taxas de juros e tributos pagos pelo setor. Todos manifestaram interesse em profissionalizar suas companhias e trocar idéias para a melhoria e crescimento das EPP e ME. Entre os temas debatidos estiveram: as restrições aos Veículos Urbanos de Cargas (VUC’s), cobrança de impostos, concorrência desleal, elaboração de cursos voltados para o segmento, os entraves para conseguir licenças de transporte, entre outros.
Sobre esses e outros problemas, Masson relatou a importância da união dos membros da comissão para a resolução dos problemas. “A convivência é primordial para o crescimento da comissão e, consequentemente, das empresas. Porém, é importante que os integrantes sugiram propostas a serem trabalhadas para que essa integração e a melhoria da atividade sejam possíveis, pois a maioria dos nossos associados é de empresas de pequeno porte e microempresa.”
Ao término da pauta de reivindicações, foi feita uma lista dos próximos temas que serão abordados nas reuniões seguintes, como: recadastramento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), financiamentos realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cursos do SETCESP, conhecimento eletrônico no TRC (CT-e), prazo de recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros.
Após o final da reunião, os presentes realizaram a votação para a escolha do vice-coordenador da comissão. Propuseram-se a assumir o cargo três candidatos, os quais passarão por votação, que foi agendada para a próxima reunião.

voltar