Comissão convida Guedes para apresentar reforma tributária na semana que vem
Compartilhe

Participação de ministro, no entanto, depende de envio de proposta do governo

A comissão mista da reforma tributária decidiu convidar o ministro da Economia, Paulo Guedes, para participar de audiência pública no Congresso na semana que vem. A agenda, no entanto, ainda não consta da lista de compromissos de Guedes. Além de Guedes, o colegiado quer ouvir o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, também na lista de convidados.

Ao comentar a participação do ministro, o relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que a participação dos representantes do governo dependeria do envio da proposta do governo. A expectativa é que o Executivo sugira a unificação de PIS e Cofins.

— Se de fato tivermos a proposta, estaremos aqui nesta data. A ideia é que o governo possa ter um espaço para apresentar exatamente sua proposta — disse Ribeiro.

Durante a reunião, o colegiado aprovou o cronograma de trabalho apresentado pelo relator semana passada. O plano prevê que o texto final da comissão seja votado até o dia 5 de maio, daqui a cerca de dois meses. O prazo é maior que os 45 dias previstos inicialmente para o funcionamento da comissão temporária. Feriados no caminho e o risco de apressar o debate pesaram na sugestão do relator.

Parlamentares aguardam o envolvimento mais direto do governo na discussão sobre a reforma tributária para acelerar a tramitação. Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu enviar a proposta do governo ainda nesta semana, o que não ocorreu. A expectativa é que o envio fique para os próximos dias.

No ofício enviado aos presidentes da Câmara e do Senado, Guedes citou a reforma tributária e disse que a equipe do Ministério da Economia “vem trabalhando para finalizar as contribuições do Poder Executivo”, mas não fixou uma data.

A decisão sobre o cronograma foi tomada durante uma audiência pública em que parlamentares tiraram dúvidas com a tributarista portuguesa Rita de La Feria, professora da Universidade de Leeds e especialista em Imposto sobre Valor Agregado (IVA), tipo de tributo sobre consumo no centro do debate sobre a reforma.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.