
Diretorias de especialidade e Comissões técnicas do SETCESP fortalecem temas de interesse em comum a diferentes segmentos do transporte
O setor de transporte rodoviário de cargas é bastante diverso, mas empresas que atuam em uma mesma especialidade geralmente enfrentam desafios semelhantes. Uma forma eficaz de fortalecer essas demandas de cada segmento é mobilizar os empresários que compartilham das mesmas dificuldades.
Por esta razão é que existem no SETCESP diferentes diretorias e comissões. “Cada modalidade de transporte tem um desafio diferente, e unimos aqueles transportadores com os mesmos interesses para poderem interagir e buscar por soluções em conjunto”, explica Marcelo Rodrigues, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP.
Atualmente, existem na entidade sete diretorias e seis comissões que realizam reuniões periódicas, feitas na maioria das vezes online. Além disso, os grupos são frequentemente convidados a participarem de visitas técnicas em empresas fornecedoras do TRC, feiras ou em portos e aeroportos. “Temos aqui a diretoria de mudanças, de transporte aduaneiro, de distribuição urbana, entre outras, e também comissões técnicas para ampliar o conhecimento em determinadas temáticas como a de Sustentabilidade, do Vez & Voz e a de RH”, relata Rodrigues.
“As diretorias e comissões são um caminho inicial importante para o empresário começar a participar do SETCESP e entender o que a entidade faz e o que pode fazer, já que muitas demandas surgem justamente desse tipo de reunião”, pontua a presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge. Ela destaca que ao participar de um destes grupos, os empresários, executivos e profissionais passam a conhecer mais sobre a atuação da entidade com poder público.
“Todos os transportadores estão convidados a participarem destes grupos porque é por meio deles que recebemos as demandas específicas de cada segmento e, também, que os empresários podem ampliar o networking, fazer benchmarking e parcerias de negócios”, acrescenta Rodrigues.
Uma diretoria para o seu perfil de empresa
Conheça a seguir quais são as diretorias do SETCESP e qual é o objetivo compartilhado em cada uma delas.
Reúne empresários que atuam nos grandes centros urbanos e buscam por políticas públicas que priorizem a mobilidade e o abastecimento urbano. O diretor responsável é Marinaldo dos Reis.
A especialidade tem por intenção racionalizar as exigências de licenças, fomentar as boas práticas entre as transportadoras, trabalhar pela valorização do frete com preços justos e pela harmonia no relacionamento entre empresas, embarcadores e autoridades envolvidas. O diretor da especialidade é Gylson Ribeiro.
Envolve os empresários que atuam no transporte de cargas destinadas à importação e à exportação e, tem por objetivo disciplinar procedimentos que simplifiquem e otimizem as operações, para melhorar a rentabilidade. A diretora da especialidade é Marina Lima e o vice-diretor é Giovanni Rosolen.
Talvez você conheça essa modalidade por ‘carga lotação ou carga fechada’. Essa diretoria reúne empresários que visam compartilhar melhores práticas e realizar benchmarkings operacionais, focando sempre no melhor nível de serviço. O diretor é Luiz Rustiguel e Andréa Carvalho é a vice-diretora.
Fazer com que a chegada do produto ao consumidor faça parte de uma boa experiência de compra é a meta principal da especialidade. Além de estudar a possibilidade de implementação de algumas operações logísticas, o grupo de e-commerce discute questões tributárias, de desburocratização e securitárias. Guilherme Juliani é o diretor, acompanhado dos vices Ariel Herszenhorn e Eduardo Mayerhofer.
Une o empresariado do segmento para buscar condições operacionais de mudança nos grandes centros urbanos de forma mais segura, rentável e menos burocrática no que se refere às exigências das prefeituras. O diretor é Rafael Granero e Giuliano Reali é o vice-diretor.
Tem como principais objetivos garantir que as operações de transporte rodoviário de cargas entre países sejam realizadas de forma segura, eficiente e em conformidade com as leis e regulamentos de cada região. Também busca promover a padronização de procedimentos e resolver questões técnicas que possam surgir durante o transporte internacional. O diretor desta especialidade é Danilo Guedes.
Informações técnicas para o desenvolvimento do seu negócio
Confira a seguir quais são as comissões do SETCESP que servem para aprimoramento da gestão de sua empresa:
Busca subsídios para celebração das Convenções Coletivas de Trabalho do TRC e dissemina informações sobre a legislação trabalhista e as boas práticas na gestão de Recursos Humanos. Carolina Resuto é a coordenadora e Livia Rodrigues Martins, a vice-coordenadora.
Dissemina boas práticas de gestão focada na sustentabilidade e rentabilidade junto ao empresariado. Aborda as formas que as empresas têm para implementar ações ligadas ao ESG. Fernanda Veneziani é a coordenadora e os vices são Erick Tosin e Silmara Balhes.
Une os jovens empresários ou executivos do setor com até 35 anos para trocar experiências, com a intenção de disseminar políticas de gestão inovadoras e formar lideranças e novos dirigentes setoriais. Lorine Romunhão é a coordenadora e os vices-coordenadores são Juan Thedin e Vander Gonçalves.
A comissão integra o movimento, uma iniciativa do SETCESP, para valorizar as mulheres que trabalham no setor e também visa atrair mais talentos femininos para o TRC. Camila Florencio é a coordenadora e os vice-coordenadores são Isabella Antunes, Gislaine Zorzin e Sergio Povoa.
O grupo debate e esclarece os assuntos da área fiscal e contábil, como impostos, taxas e demais tributos que atingem os transportadores. Os contadores e encarregados da área fiscal das empresas estão convidados a participar desta comissão, cujo coordenador é Adauto Bentivegna Filho e o vice-coordenador é Marcos Antônio Alves.
Essa é a mais recente comissão do SETCESP, que teve a sua primeira reunião em 14 de maio. Ela tem por intenção representar, defender e promover os interesses de transportadoras que estão buscando o desenvolvimento para ampliar sua atuação no mercado.
“Este ano, atendendo a um pedido dos associados, estamos lançando uma comissão voltada para as pequenas empresas, que são a grande maioria da nossa base de representação”, conta Ana Jarrouge.
O coordenador da comissão, Vander Gonçalves, diretor da Log10 Transportes, comenta que a criação do grupo contribuirá com os empresários em aspectos menos operacionais e mais de gestão. Segundo ele, é comum observar que os empreendedores de negócios de menor porte estão fortemente focados nas atividades do dia a dia e, com isso, acabam negligenciando a parte administrativa.
“Ficar só no operacional é um erro, porque quanto melhor administrarmos os custos, mais margem de lucro alcançamos e mais conseguimos investir e melhorar o nosso negócio”, avalia o diretor da Log10.
Ele lembra que toda empresa grande começou pequena e a ideia é fazer com que as participantes da comissão de Pequenas Empresas cresçam de forma sustentável. “Estamos otimistas e com vontade de fazer algo novo para o fortalecimento do setor. O empresário que estiver pensando em melhorar aqui é o lugar”, afirma Gonçalves.
Fique por dentro!
Participe você também
Empresários, executivos ou profissionais cujas as funções estão ligadas a alguma das modalidades ou área técnica mencionada acima e que desejam fazer parte de uma diretoria de especialidade ou comissão do SETCESP são mais do que bem-vindos.
Para isso, é só entrar contato com a Regiane Amaral, responsável por este serviço no SETCESP, nos canais do WhatsApp (11) 2632-1000 ou e-mail comissoes@setcesp.org.br.
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