Cálculo de reajuste de tarifas de pedágio será unificado a partir de 2012, diz Artesp
Compartilhe
30 de Junho de 2011 – 10h00 horas / Portal Transporta Brasil
Após divulgar os novos valores das praças de pedágio do Estado, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) afirmou que, a partir do ano que vem, pretende unificar o cálculo do reajuste, o que padronizaria o índice de todas as concessionárias.
Neste ano, os reajustes foram baseados nos índices IGP-M e IPCA. Para 2012, a agência deve utilizar apenas como referência o IPCA, que é o indicador oficial de inflação do País.
Em nota, a Artesp afirmou que isso não ocorreu neste ano em virtude dos contratos em vigência e ressaltou que a medida deixará o reajuste mais próximo da realidade dos usuários.
Os novos valores começam a ser cobrados a partir da zero hora do dia 1º de julho.
Nas tarifas de pedágio das rodovias com concessões efetivadas entre 1998 e 2000, o reajuste será de 9,77%, com base no IGP-M acumulado entre junho de 2010 e maio de 2011. Já nas rodovias com contratos de concessão assinados a partir de 2008, o índice adotado é o IPCA, com acumulado de 6,55% para o período.
Para visualizar a tabela completa com os valores reajustados em cada praça de pedágio, acesse www.artesp.sp.gov.br/tarifas2011.

voltar